Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Guia Culinário 05/04/2021

Gelatina vegana existe! Aprenda a prepará-la com diferentes ingredientes

Fonte importante de colágeno, a gelatina pode trazer uma série de benefícios para a saúde dos ossos, articulações e da pele. Para quem não sabe, ela é feita a partir de uma mistura de proteínas e partes do tecido conectivo de bois, sendo um ingrediente de origem animal bem nutritivo. Mas você sabia que existem versões de gelatina vegana igualmente benéficas para o organismo? Feitas com ágar-ágar (ingrediente extraído de algas marinhas) ou goma guar (um tipo de fibra solúvel), as receitas de gelatina vegana são simples e podem ser incrementadas com diferentes ingredientes. Aqui, nós separamos algumas opções de misturas com frutas para incluir no seu preparo. Confira!

Como fazer gelatina vegana de diferentes sabores

Para fazer receitas saborosas de gelatina vegana, a nossa dica é usar diferentes tipos de frutas – morango, amora, uva, limão, abacaxi, kiwi e por aí vai. O resultado fica bem docinho, nutritivo e funciona como ótimo lanche intermediário (antes da janta). Vale destacar que, além de ser consumida pura, a gelatina vegana pode ser usada para incrementar sobremesas, como mousses e cremes de frutas.

1. Gelatina de ágar-ágar de uva

Para começar, que tal fazer uma gelatina vegana de ágar-ágar à base de suco de uva? Essa combinação é rica em colágeno, vitaminas A, do complexo B, C, antioxidantes (como o resveratrol) e minerais indispensáveis para o organismo. Para que a receita fique ainda mais saudável, a nossa dica é usar preferencialmente uvas frescas e orgânicas.

Ingredientes

– 500 ml de suco de uva integral Taeq

– 2 colheres de chá de ágar-ágar em pó

– Açúcar demerara a gosto

– Uvas pretas orgânicas a gosto

Para preparar, coloque o suco de uva em uma panela e deixe no fogo médio. Quando começar a ferver, adicione o ágar-ágar e misture por 3 minutos. Depois, apague o fogo e espere esfriar. Disponha as uvas inteiras em potes de plástico e, depois, despeje a gelatina por cima. Leve os potes à geladeira por pelo menos 2 horas ou até endurecer. Prontinho!

2. Gelatina de goma guar de frutas vermelhas

Outra ótima sugestão para variar no preparo de gelatina vegana é apostar nas frutas vermelhas, como morangos e amoras. Feita à base de gomar guar, essa receita tem alto teor de fibras, vitaminas do complexo B e substâncias antioxidantes que ajudam a fortalecer a imunidade. Vale a pena experimentar!

Ingredientes

– 1 xícara de morangos

– 1 xícara de amoras

– 250 ml de água de coco Taeq

– 5 cubos de gelo

– Açúcar demerara a gosto

– 2 colheres de chá de goma guar em pó

– Morangos e amoras a gosto (opcional)

Para começar, coloque os morangos, as amoras, a água de coco e o gelo no liquidificador e bata até formar uma mistura homogênea. Em seguida, adicione um pouco de açúcar a gosto e bata mais um pouco. Transfira o líquido para uma panela, deixe no fogo médio e, quando começar a ferver, adicione a goma guar e mexa por 3 minutos. Depois, apague o fogo e deixe esfriar. Transfira o líquido para uma travessa ou potes menores e deixe na geladeira por pelo menos 2 horas. Sirva com morangos e amoras frescos a gosto.

3. Gelatina de ágar-ágar de limão

Que tal preparar uma gelatina vegana de limão feita à base de ágar-ágar? Aqui, o ideal é preparar um suco fresco de limão (rico em vitamina C, cálcio, ferro, magnésio e antioxidantes) e depois dissolver o pó de ágar-ágar para deixar a gelatina no ponto certo. O modo de preparo é bem simples e o resultado fica delicioso!

Ingredientes

– 1 limão grande

– 350 ml de água

– 5 pedras de gelo

– Açúcar demerara a gosto

– 1 colher de sopa de ágar-ágar

Corte o limão em 4 partes, tire a parte branca e leve para o liquidificador. Junte a água, as pedras de gelo e bata por uns minutos. Depois, adicione o açúcar e bata novamente. Coe o suco e transfira-o para uma panela. Deixe no fogo médio e, quando começar a ferver, adicione o ágar-ágar. Mexa por 3 minutos, apague o fogo e espere esfriar. Transfira a gelatina para um pote e leve à geladeira até endurecer. Prontinho!