Gingerol: para que serve? Saiba mais sobre esse anti-inflamatório natural
Encontrado no gengibre fresco, o gingerol é uma substância de ação antioxidante que traz uma série de benefícios para o organismo. Ele é o responsável por conceder a cor amarela e o sabor picante característico da raiz, tem uma forte ação termogênica e um efeito medicinal bem relevante. Quer saber mais sobre o gingerol, para que ele serve e como aproveitá-lo ao máximo na alimentação? É só continuar lendo!
Gingerol: para que serve esse composto?
Assim como a capsaicina e piperina – substâncias que concedem picância à pimenta -, o gingerol cumpre importante função antioxidante, auxilia no funcionamento dos sistemas cardiovascular, imunológico e nervoso. No entanto, é importante que o seu consumo seja moderado para não irritar o estômago. Confira as principais vantagens dessa substância:
Tem ação antioxidante, anti-inflamatória e analgésica
O grande diferencial do gingerol é que ele atua como um forte anti-inflamatório natural. Ou seja, fortalece o sistema de defesa do corpo, evita dores de garganta e outros focos de inflamação. A substância também combate a ação dos radicais livres (evita o envelhecimento precoce) e tem ação analgésica, sendo útil para amenizar dores mais intensas.
Funciona como importante termogênico natural
Você sabia que o gingerol também tem ação termogênica? Isto é, ajuda a acelerar o metabolismo, o que contribui de forma significativa para quem precisa perder peso. Ao conciliar o consumo de gingerol com exercícios físicos, é possível queimar calorias de forma mais fácil e saudável.
Contribui para a saúde dos sistemas cardiovascular e nervoso
De acordo com o artigo “Otimização do processo de extração do gingerol dos rizomas” , produzido na Universidade Federal de Sergipe, o gingerol também funciona como protetor cardiovascular e pode auxiliar no problema de doenças neurológicas, como o mal de Alzheimer. Isso porque a substância tem forte ação antioxidante e anticonvulsivante – isto é, também ajuda a prevenir possíveis crises de convulsão.
Tem ação detox e contribui para a circulação sanguínea
Outro benefício do gingerol é que ele cumpre importante função detox – ou seja, ajuda a eliminar as impurezas do sangue e evita possíveis acúmulos de líquido. A substância também se destaca por ter ação anticoagulante – isto é, “afina” o sangue, melhorando a circulação. Por conta disso, inclusive, o seu consumo não é indicado para quem tem hemofilia (distúrbio no qual o sangue não coagula de forma adequada).
Como consumir gengibre no dia a dia
Para incluir o gingerol na alimentação, basta consumir gengibre de diferentes formas – no preparo de chás, sucos, smoothies e até sopas. A receita de caldo de abóbora com gengibre, por exemplo, fica bem saborosa e rica em vitaminas e antioxidantes. No entanto, lembre-se de sempre maneirar no consumo da raiz, ok? O ideal é consultar um nutricionista para montar um plano alimentar equilibrado.