Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Todo mundo pode comer alimentos sem glúten? Entenda como funciona
Taeq Descomplica 04/10/2024

Todo mundo pode comer alimentos sem glúten? Entenda como funciona

Glúten: amigo ou inimigo da sua saúde? Muitas pessoas têm dúvidas sobre o glúten e seus efeitos no organismo. Para responder a essa e muitas outras perguntas, preparamos este guia completo para desmistificar essa proteína e te ajudar a entender por que algumas pessoas optam por alimentos sem glúten.

Vamos abordar desde o que é esse elemento até uma lista completa de opções que podem ser incluídas no seu cardápio. Vamos lá?

O que é glúten e onde encontrar?

O glúten é uma proteína encontrada em grãos como trigo, centeio e cevada. Ele é responsável pela elasticidade das massas, sendo amplamente utilizado na fabricação de pães, bolos e outros produtos de panificação. Além disso, o glúten pode estar presente em diversos alimentos processados, molhos e até mesmo em alguns suplementos.

Massa fresca sem glúten, incluindo talharim e ravióli

Qual é a diferença entre alergia e intolerância a glúten?

Apesar de poder ser consumido sem problemas pela maior parte da população, algumas pessoas podem desenvolver alergias ou intolerância ao glúten. E cada uma dessas condições tem características e consequências diferentes. Confira:

Alergia ao glúten pode afetar o sistema digestivo e outras partes do corpo

A alergia ao glúten é uma resposta imunológica adversa ao consumo da proteína. Pode causar uma série de sintomas, desde problemas digestivos até reações mais graves, como dificuldade para respirar e anafilaxia.

Intolerância ao glúten apresenta sintomas gastrointestinais leves

A intolerância ao glúten, por outro lado, geralmente causa sintomas mais leves e restritos ao sistema gastrointestinal, como:

  • Inchaço.
  • Gases.
  • Diarreia.
  • Desconforto abdominal.

Ela é menos severa que a doença celíaca, mas ainda requer atenção na dieta.

Alimentos sem glúten são recomendados para qualquer pessoa?

Variedade de grãos, cereais e barras de granola sem glúten

Sim, alimentos sem glúten podem ser consumidos normalmente por qualquer pessoa. Mas é importante destacar que pessoas sem doença celíaca, sensibilidade ao glúten ou alergia ao trigo não precisam, necessariamente, eliminar o glúten da dieta.

Por isso, é importante que a decisão de adotar uma alimentação livre de glúten seja tomada sempre com orientação médica. Se houver dúvidas sobre a necessidade de uma dieta sem glúten, é recomendável consultar um nutricionista ou médico especialista. Lembre-se de que uma alimentação equilibrada é a chave para uma boa saúde.

Benefícios de uma dieta sem glúten

Uma dieta sem glúten pode trazer benefícios para quem tem intolerância ou alergia à proteína, ajudando a reduzir sintomas digestivos e melhorar a qualidade de vida. Nenhum estudo confirma os benefícios de uma dieta sem glúten para quem não tem intolerância ou doença celíaca. Por isso, sempre procure um profissional para guiá-lo nessa decisão.

Quem deve evitar o glúten?

Pessoas com doença celíaca, alergia ao glúten ou sensibilidade não celíaca ao glúten devem evitar essa proteína. Para essas pessoas, a ingestão de glúten pode causar sérios problemas de saúde.

 

Afinal, glúten faz mal à saúde ou não?

Muitas pessoas fazem essa pergunta e a resposta é bem simples: não existe um estudo científico conclusivo indicando que a substância faz mal e, na verdade, muitos nutricionistas e pesquisadores acreditam que o seu corte – sem haver necessidade – também pode ser prejudicial. Sendo assim, a questão se o glúten faz mal ou não, portanto, depende mais da condição de cada pessoa.

Para quem tem doença celíaca ou intolerância ao glúten, por exemplo, o consumo dessa substância pode ser prejudicial e deve ser evitado ao máximo. No entanto, para a maioria das pessoas, o glúten não causa problemas de saúde e pode ser consumido sem restrições.

Por isso, se você suspeita ter problemas com glúten, consulte um médico ou nutricionista para orientações personalizadas. Assim, você pode saber quais são os cuidados que tem que seguir e como formular a sua rotina com alimentos sem glúten, para manter uma alimentação saudável, variada e saborosa.

Até a próxima!