Inspire-se em merendas escolares ao redor do mundo para montar a do seu filho
Na hora de montar o cardápio escolar das crianças, uma das coisas mais importantes é selecionar alimentos que sejam mais nutritivos, saudáveis e que se complementem na dieta: uma fonte de carboidrato, outra de proteína, vitaminas, minerais e assim por diante. Aqui no Brasil em geral os pequenos levam apenas um lanchinho para o colégio, a não ser quando a comida é servida na própria escola, pois aí sim ela pode se assemelhar a um almoço.
Seja como for, uma coisa é certa: quanto mais ricas e diversas forem as refeições, melhor será para a saúde e aprendizado das crianças. Já existem vários países pelo mundo que sabem muito bem disso e que se destacam justamente por oferecerem merendas escolares supersaudáveis. Quer conhecer alguns deles? Dá uma conferida nos que a gente separou!
Itália possui um cardápio equilibrado com massas, carnes e frutas
Quando pensamos no cardápio italiano, logo vem à mente as macarronadas, lasanhas, pizzas e outras massas típicas do país. E ao contrário do que muita gente pensa, o macarrão é um alimento bem saudável, engorda bem menos que outros (como o arroz branco, por exemplo), além de ser uma fonte importante de carboidratos, fibras e outros nutrientes importantes – garante, portanto, a sensação de saciedade por mais tempo.
Por isso, os cardápios das escolas italianas contam quase sempre com esse alimento – geralmente acompanhado de uma carne, salada com verduras e uma fruta para a sobremesa. Outra vantagem das cantinas italianas é o fato de elas proibirem bebidas industrializadas (como refrigerantes e chás, por exemplo) e por serem bem rigorosas quanto à fiscalização dos alimentos. Interessante, né?
França investe em um dieta com legumes, verduras e carnes variadas
Você sabia que a alimentação das crianças francesas é uma das mais saudáveis que existem? Isso porque o cardápio das cantinas escolares é sempre composto por muitos legumes e verduras: batatas, abobrinhas, cenouras e uma fonte de proteína (peixes, aves, ovos etc). Além disso, os alunos têm uma dieta bem regrada e completa, com direito a entrada, almoço e sobremesa – que costuma ser uma fruta ou algum doce.
Os pães também são alimentos superqueridos pelos franceses: podem ser comidos com queijos, frios e outros acompanhamentos. Já na parte da tarde, as crianças realizam o famoso “goûte”, que consiste em um lanche mais leve – com algum pão, fruta ou até mesmo um bolinho trazido de casa.
Finlândia prioriza refeições mais leves, com saladas e sopas
Para quem quer se inspirar em uma alimentação mais leve e saudável, a nossa dica é conhecer a fundo as comidinhas servidas nas escolas finlandesas. Dentre os países que mais investem em saúde e educação, a Finlândia oferece um cardápio escolar invejável. As refeições servidas são sempre bem nutritivas e balanceadas, com muitas saladas (folhas de diferentes tipos, legumes ralados, frutas etc.) e alimentos típicos, como a sopa de ervilha ou de salmão. Além disso, algumas regiões do país também estão investindo em refeições vegetarianas nas escolas, sempre bem completinhas e equilibradas. É realmente de inspirar!
Japão possui leite, arroz, algas e legumes no cardápio escolar
Os cardápios das escolas japonesas também merecem bastante destaque: são geralmente formados por uma porção de arroz, pão ou macarrão, sopa de legumes, carne, fruta para a sobremesa e uma caixinha de leite para beber. Por conta da educação em tempo integral, a maioria das crianças japonesas costuma almoçar e fazer as outras refeições no colégio – por isso, eles dão total importância à confecção dos cardápios! Além disso, os alunos também cultivam os alimentos em hortas e aprendem, desde cedo, sobre a importância de uma alimentação saudável. Com todas essas inspirações internacionais, vai ser fácil montar um novo cardápio para o seu filho!