Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Alimentos detox: como usá-los nas receitas sem desperdícios
Guia Culinário 12/06/2024

Alimentos detox: como usá-los nas receitas sem desperdícios

Os sucos e as sopas detox são perfeitos para quem quer eliminar toxinas. Por promoverem uma limpeza eficaz no organismo, também têm a vantagem de diminuir a retenção de líquidos e favorecer a absorção de substâncias benéficas para a saúde – como vitaminas, proteínas e minerais, por exemplo. Mas você sabe quais são os ingredientes que podem ser acrescentados para que a sopa e o suco tenham essa função? Acompanhe o texto e saiba quais os alimentos detox são importantes para sua rotina!

Quais são os alimentos detox?

Existe uma série de alimentos detox que podem ser consumidos no dia a dia. Confira alguns deles:

  • Frutas cítricas: limão, laranja, mexerica, abacaxi, etc.
  • Frutas vermelhas: morango, cereja, uva, amora, açaí, pitanga, framboesa, mirtilo, entre outros.
  • Vegetais: brócolis, repolho, couve, couve-flor, nabo, etc.
  • Temperos: cúrcuma, alho e cebola.

Quais são os melhores alimentos detox para sucos e sopas?

Acrescentar alimentos detox na rotina é uma decisão muito acertada. Afinal, eles combinam nutrientes que ajudam a desintoxicar o corpo, a emagrecer, além de trazer diversos outros benefícios à saúde. Veja, a seguir, quais são os melhores alimentos detox para você preparar sucos e sopas diariamente:

1.Gengibre

O gengibre possui muitas funções medicinais, como ajudar no combate aos sintomas de gripes e resfriados e alívio para cólicas. Mas, além disso, você sabia que essa especiaria também aparece como uma das melhores opções para sopas e sucos com função detox?

Isso tudo porque ele conta com propriedades anti-inflamatórias, acelera o metabolismo e é capaz de reduzir os níveis de cortisol – que é um hormônio que aumenta o acúmulo de gordura abdominal.

2.Espinafre

Um dos principais motivos que fazem do espinafre uma boa opção para alimentos detox é a forte presença da clorofila em sua composição – muito conhecida por sua ação desintoxicante. Mas não para por aí: o alimento também tem a vantagem de ser rico em vários nutrientes – incluindo as fibras, que aumentam a sensação de saciedade – e ainda tem poucas calorias.

3.Hortelã

Entre os principais benefícios do hortelã está a melhora no processo de digestão e o combate às inflamações – graças à presença de antioxidantes e fito nutrientes em suas folhas. Outra vantagem está no fato de a planta estimular as enzimas digestivas para facilitar a eliminação das toxinas e de outras substâncias prejudiciais ao organismo.

4.Couve

Assim como o espinafre, a couve também é rica em clorofila. Além disso, ela funciona como um antioxidante natural, capaz de ajudar com a gordura no fígado por contar com uma substância conhecida como glutationa.

5.Beterraba

A beterraba tem propriedades que ajudam a desintoxicar o fígado e promover a eliminação de substâncias prejudiciais ao organismo. O ingrediente também tem a vantagem de acelerar o metabolismo e queimar gordura por ser rica em uma substância chamada colina.

Mulher preparando suco verde em casa usando processador de alimentos

Como não desperdiçar alimentos detox nas receitas?

Após comprar os ingredientes detox, muita gente se depara com um grande problema: o desperdício. Afinal, com o passar dos dias, os alimentos vão estragando, e mesmo quando isso não ocorre, uma boa parte deles vai parar no lixo. Para que isso não ocorra, nós separamos algumas soluções para aproveitar melhor os alimentos e ser 100% sustentável:

1.Prepare o suco para a semana e o congele

Uma ótima forma de evitar que os alimentos estraguem é prepará-los enquanto ainda estão frescos. Ok, mas o suco perde o seu sabor com o passar do tempo, certo? Não se ele for congelado. Ao optar por essa alternativa, você deve preparar o suco normalmente, mas com uma quantidade suficiente para uma semana de consumo.

Após bater tudo no liquidificador, coloque o seu conteúdo em formas de gelo e só então as leve para o congelador. Assim, sempre que você quiser tomar a bebida, basta colocar algumas dessas formas com suco no próprio liquidificador e bater tudo com um pouco de água. Pronto! Além de refrescante, o suco continuará bem fresco e altamente nutritivo.

2.Congele os ingredientes do suco

O primeiro passo é lavá-lo para evitar a proliferação de bactérias durante o congelamento. Depois, no caso de legumes e verduras, basta cortá-los e levá-los ao freezer após serem embalados (preferencialmente a vácuo).

Importante lembrar que eles serão usados para sucos. Então se você mudar de ideia e resolver consumi-los enquanto ainda estão crus, saiba que a textura ficará diferente após serem submetidos a temperaturas tão baixas.

Já no caso das hortaliças, há mais de uma forma de conservá-las. A primeira consiste em dar um choque térmico nas folhas. Para isso, basta jogá-las na água fervente e depois na água fria. Além de diminuir a quantidade de bactérias, sua cor, sabor e textura também ficarão conservados por mais tempo.

Depois, é só colocar o alimento em embalagens lacradas, preferencialmente a vácuo. Outra opção é cortar as folhas em pedaços, colocá-las em formas de gelo, preenchê-las com azeite e levar o conteúdo ao freezer.

Na hora de utilizá-las, basta esperar o azeite derreter, lavar um pouco as folhas e utilizá-las no preparo do suco. Por fim, se for congelar frutas, é preciso lembrar apenas de, se possível, retirar os caroços antes de colocá-las fatiadas e embaladas no freezer.

3.Utilize o bagaço do suco

Na hora de coar o suco detox, muita gente joga o bagaço da bebida fora, mas isso também é uma forma de desperdício, já que ele é muito benéfico e pode fazer parte da alimentação.

Rico em fibras, o bagaço ajuda a regular o intestino evitando aquela sensação de inchaço no corpo. Uma ideia é aproveitá-lo em outras receitas, como vitaminas, omeletes ou até mesmo no preparo de bolos.

4.Faça uma horta em casa

Verdade seja dita, a melhor forma de impedir o desperdício dos alimentos é coletá-los do pé quando for preciso usá-los. Se você mora em casa e possui um quintal, pode preparar uma horta com alimentos orgânicos maiores, como é o caso da couve.

Já se mora em apartamento, dá para plantar hortaliças, que, em geral, são pequenas e sobrevivem muito bem em vasos de plantas. Aí na hora que for preparar o suco detox, basta pegar algumas folhas e fazer uma bebida fresquinha e altamente nutritiva.

Quais são as receitas com alimentos detox para fazer?

Veja, a seguir, algumas receitas com alimentos detox:

Suco detox com laranja

suco para ajudar a regular intestino preguiçoso

Rica em vitamina C e carotenoides, a combinação de laranja com cenoura e gengibre é perfeita para aumentar a imunidade. Além disso, por conter betacaroteno (um pigmento antioxidante precursor da vitamina A), o suco detox com laranja estimula a produção de melanina e, consequentemente, contribui para o bronzeamento – ou seja, é uma ótima escolha para o verão.

Chá de hibisco com frutas

Chá de hibisco com frutas

Comeu uma comida pesada e está com a sensação de inchaço e desconforto? O chá de hibisco com frutas é a opção perfeita para você que quer uma bebida gostosa e de fácil preparo para liberar as toxinas do corpo.

Suco de acerola orgânica

Suco de acerola orgânica

Feito com os ingredientes orgânicos, o suco de acerola orgânica é bem refrescante, altamente nutritivo e fácil de preparar.

Smoothie de chá verde com abacate

Smoothie detox de abacate, chá verde e hortelã em copo transparente

Nós separamos uma receita de smoothie de chá verde com abacate que faz um verdadeiro detox no organismo. Confira!

Aproveite todas as nossas dicas e inclua hoje mesmo alimentos detox em sua rotina. O que não falta são opções saborosas e saudáveis!