Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Guabiroba é uma fruta brasileira! Conheça os seus benefícios
Guia Culinário 15/06/2021

Guabiroba é uma fruta brasileira! Conheça os seus benefícios

Encontrada no Cerrado brasileiro, principalmente no interior de Goiás, a guabiroba é uma fruta redonda, de polpa doce, suculenta e rica em compostos fenólicos (antioxidantes). Assim como outras frutas exóticas do Cerrado, ela serve de alimento para diversos animais, mas também vem sendo cada vez mais incluída no cardápio dos humanos. Quer saber mais sobre essa frutinha, sua composição nutricional e seus possíveis usos na cozinha? É só continuar lendo!

Para que serve a guabiroba?

Também chamada de gabiroba, guavira e guabiroba-do-campo, essa fruta pertence à mesma família da goiaba e se destaca por ser extremamente rica em termos nutricionais. O estudo “Caracterização física e química, fenólicos totais e atividade antioxidante da polpa e resíduo de gabiroba” , produzido na Universidade Federal de Goiás e publicado na Revista Brasileira de Fruticultura, fala sobre como essa fruta fornece um alto teor de vitaminas, minerais e agentes antioxidantes importantes. A pesquisa conclui recomendando o consumo diário de gabiroba para proteger o organismo contra danos oxidativos. Ou seja, ela pode (e deve) ser incluída no cardápio – seja in natura, em forma de sucos, vitaminas ou doces. Confira os principais benefícios dessa frutinha:

Guabiroba tem alto teor de fibras alimentares

Por ter uma grande quantidade de fibras alimentares (solúveis e insolúveis), a gabiroba é uma grande aliada do sistema digestivo, concede saciedade, ajuda no controle do índice glicêmico, dos níveis de colesterol (diminui a absorção de gordura) e ajuda bastante na perda de peso. Para usufruir bem desse benefício, uma boa dica é consumir a sua polpa in natura.

Fruta é rica em vitaminas C, E e compostos fenólicos

Outro diferencial da guabiroba é que ela fornece uma série de vitaminas e agentes antioxidantes que fortalecem o sistema imunológico. Os compostos fenólicos, inclusive, ajudam a inibir a ação dos radicais livres e, assim, a prevenir o envelhecimento precoce. Por isso, essa frutinha também é ótima para a saúde da pele e dos cabelos.

É fonte de ferro, cálcio, potássio e zinco

Além de fornecer fibras e vitaminas, a gabiroba também é rica em minerais indispensáveis para a saúde. Por ser fonte de ferro e zinco, ela ajuda a manter o bom funcionamento dos sistemas circulatório (previne a anemia) e imunológico. Além disso, ela melhora a saúde dos ossos e músculos como um todo, pois é rica em cálcio e potássio.

Ajuda a hidratar e desintoxicar o organismo

Essa fruta também ajuda a manter o organismo hidratado e livre de toxinas. Isso porque ela tem um alto teor de água (uma polpa bem suculenta) e substâncias antioxidantes com ação detox e anti-inflamatória.

Como consumir guabiroba no dia a dia?

A melhor forma de consumir a guabiroba é usá-la no preparo de sucos, geleias ou compotas. Além disso, a sua polpa pode ser incorporada a saladas, sorvetes, smoothies ou até mesmo pães e bolos diferenciados. Para quem gosta de misturar doce com salgado, outra sugestão interessante é fazer um molho à base de gabiroba para servir com receitas de peixes e frutos do mar. Fica uma delícia!