Homus: os benefícios desse prato feito a partir do grão-de-bico
Um dos pratos mais conhecidos e saborosos da cultura árabe, o homus (ou húmus) é um tipo de pasta cheia de propriedades e nutrientes que fazem muito bem à saúde. Por ser feito a partir do grão-de-bico, ele herda diversos benefícios: é fonte de proteínas, fibras, ácido fólico (substância muito indicada para gestantes), antioxidantes, cálcio e vitaminas como as B, C e K. Resumindo, é uma ótima ideia preparar esse prato no dia a dia, principalmente na hora de receber amigos e familiares em casa – já que ele funciona como excelente tira gosto, podendo ser servido com pãezinhos e torradas. Para te mostrar todas as maravilhas do homus, a gente listou alguns dos benefícios que ele traz para a saúde. É só continuar lendo!
O homus ajuda no controle de glicemia
Você sabia que o homus ajuda a controlar a concentração de glicose no sangue? Pois é, isso ocorre porque o grão-de-bico, a leguminosa do qual o homus é feito, tem um índice glicêmico baixo. Ou seja, seus carboidratos são absorvidos e digeridos mais lentamente (prolongando a sensação de saciedade), o que, consequentemente, diminui a quantidade de açúcar no sangue. Alimentos com muitas fibras, que é o caso do homus, geralmente têm esse benefício. Por isso, eles também ajudam muito a emagrecer – já que, com o prolongamento da saciedade, dá para reduzir bastante o consumo de alimentos. Fica a dica!
Ajuda no combate a inflamações e mutações nas células
Por ser rico em antioxidantes, o homus também ajuda muito a combater inflamações e, inclusive, a retardar o envelhecimento das células do corpo. Além disso, o alimento possui outras substâncias que atuam como antioxidantes – como vitaminas e o ácido fólico – que também fazem superbem à saúde. Eles ajudam, por exemplo, no combate a diferentes tipos de câncer, pois evitam possíveis mutações nas células.
Favorece o ganho de massa muscular
Quem gosta de frequentar academia sabe que existe uma série de alimentos que favorecem a perda de peso e também o ganho de massa muscular. No caso do homus, você pode dar um duplo “check”, pois ele ajuda em ambas as situações! Isto porque o grão-de-bico é um ingrediente super-rico em proteínas e ferro. Por isso, uma boa dica é comer o homus no pós-treino, para repor as energias. Use torradinhas e biscoitos integrais como acompanhamento – vai ficar uma delícia!
Homus é superfácil de preparar
Mais um incentivo para quem sempre quis experimentar o homus: além de supernutritivo, ele também é fácil de fazer e funciona como um ótimo lanchinho na parte da tarde. Você só precisa cozinhar o grão-de-bico e, depois, triturá-lo junto com os demais ingredientes (dentes de alho, sal, suco de limão e até mesmo páprica). Você pode usar um mixer para fazer isso de forma mais rápida e, assim, também garantir que todos os temperos fiquem bem triturados. Depois de pronto, você já pode servir o homus junto com o pão árabe ou qualquer outro acompanhamento. Se animou para experimentar?