Iogurte com frutas: A combinação perfeita para a sua alimentação saudável!
A união de sabores e nutrientes tem nome, no que se refere a alimentos funcionais para o nossa vida: iogurte! E, dentre seus diversos tipos, versões e composições, os iogurtes, quando misturados às frutas, potencializam ainda mais seus benefícios para saúde. A harmonização desses ingredientes, além de deliciosa, é versátil e ótima para encaixar nos mais diversos momentos do dia a dia. Saiba mais sobre os poderes desse produto da gastronomia saudável!
A combinação de frutas e iogurte é uma forma simples e saudável de agregar nutrientes na alimentação. Banana, maçã, morango, kiwi, manga… Todas são ótimas opções para comer com o iogurte e você ainda pode acrescentar castanhas, nozes, granola, linhaça, entre outras sementes para deixá-lo ainda mais poderoso. A nutricionista Sheila Basso explica como essa união auxilia em um quadro nutricional completo para o nosso organismo:
“Consumir regularmente frutas está associado a um menor risco de contrair certos tipos de câncer e outras doenças crônicas não transmissíveis. Isto é devido a presença de fibras, vitaminas, minerais e agentes fitoquímicos que atuam como antioxidantes naturais no organismo, entre outros componentes reconhecidamente benéficos à saúde. Já o iogurte é um excelente alimento para todas as fases da vida, protege contra os desgastes dos ossos, garante o bom funcionamento do intestino e, geralmente, tem baixo teor ou é isento de gordura. Contudo, como faz parte do grupo de lácteos, seu consumo diário não deve ultrapassar três porções, somando a outros alimentos como leite e queijos”, analisa a nutricionista.
Conheça as melhores combinações entre frutas e iogurtes
Natural: Resultado da fermentação do leite, não tem adições além das culturas microbianas e dos ingredientes previstos na embalagem. Ele pode ser incrementado com frutas das mais diversas formas: frescas, congeladas, em conservas ou em compota, além de outros ingredientes como mel, café, cacau e especiarias. Alguns iogurtes também recebem adição de sementes ou parte de sementes, como as de maracujá.
Desnatado: Considerado o “iogurte magro”, essa versão possui teor reduzido de lipídios, mas não perde nos nutrientes. É uma excelente fonte de proteínas e cálcio para o organismo.
Light: Tem 25% de redução em algum dos seus componentes nutricionais, contribuindo para diminuir o valor calórico total.
Diet: Sua composição apresenta restrição total de açúcares ou de outros componentes;
Grego: Livre de carboidratos, o iogurte grego é feito atráves da remoção do soro de leite. Ele é um produto mais espesso e cremoso, com maior concentração de sólidos totais, proteínas e gorduras. É uma boa fonte de vitaminas do complexo B e D.
O iogurte na alimentação saudável
No iogurte encontramos proteínas necessárias na construção, reparação e renovação dos tecidos do organismo que participam da produção de anticorpos, hormônios e enzimas. O cálcio, por exemplo, é mineral fundamental na formação e manutenção dos ossos, dentes e unhas, além de participar das contrações musculares.
“A vitamina A atua na restauração e construção de novos tecidos, sendo essencial na saúde da visão e da pele, auxilia no tratamento de acne e da queda de cabelo. Também possui vitaminas do complexo B que participam do metabolismo de proteínas, lipídios e carboidratos e têm papel importante na produção de energia, na oxidação das células, na produção de neurotransmissores e nas funções neurológicas”, finaliza a Dra. Sheila.