Kimchi: o que é e quais os benefícios dessa mistura fermentada
Você sabe o que é kimchi? Esse é um prato tipicamente coreano que se popularizou em diferentes partes do mundo – incluindo o Brasil! Com um gostinho bem apimentado, é uma receita simples de fazer e possui muitos benefícios para a saúde. Quer saber mais sobre essa mistura fermentada? Confira abaixo!
Kimchi: o que é e por que a mistura fermentada faz tanto sucesso
Mesmo que você não saiba exatamente o que é, provavelmente você já deve ter ouvido falar do kimchi. Isso porque o prato, que é típico da Coréia do Sul, se popularizou mundo afora e já existem diferentes versões dessa receita que se adaptam a culturas variadas.
A receita coreana mais tradicional tem como base uma mistura de hortaliças e um molho apimentado que, ao longo do preparo, passa por um processo de fermentação, deixando os ingredientes com um gostinho único. O kimchi faz tanto sucesso que já foi até considerado Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade a partir de 2013.
O kimchi contribui para a saúde da flora intestinal
Além de saboroso, o kimchi também é rico em nutrientes e faz muito bem à saúde. Para quem tem sensibilidade à pimenta e tem vontade de experimentar a receita, é bom ir com cautela. No entanto, para quem não tem nenhuma restrição aos ingredientes utilizados, vale muito a pena aproveitar todos os benefícios do kimchi.
Como a mistura é fermentada, ela acaba adquirindo propriedades probióticas, isto é, bactérias que são benéficas para a flora intestinal e para o sistema digestivo como um todo. Com isso, alivia e previne os incômodos como constipação, gases e diarreia.
Kimchi: benefícios para o sistema imunológico também se destacam
Também por conta do processo de fermentação, o kimchi protege o sistema digestivo e fortalece o sistema imunológico. Assim, quem sofre com constantes resfriados, gripes e baixa imunidade pode se beneficiar com o consumo do kimchi.
E não para por aí! Feito basicamente com acelga, repolho e outros vegetais, o kimchi é rico em fibras, vitaminas B2, B3, B9, C e K, sódio, ferro, trazendo benefícios não só para os sistemas digestivo e imune, como também faz bem para a saúde do coração, da pele e do cérebro.
O kimchi pode ser preparado em diferentes versões
Agora que você já sabe o que é e quais são os principais benefícios do kimchi, é hora de preparar essa receita deliciosa, não é mesmo? Lembrando que as versões mais tradicionais de kimchi coreano costumam ser feitas com acelga, rabanete, couve chinesa, sal, molho de peixe, farinha de arroz e temperos.
No entanto, você pode adaptar a seu gosto e acrescentar ou retirar ingredientes da sua preferência. Para valorizar o kimchi, muitos também apostam no camarão, mas a versão mais simples fica igualmente saborosa. Vale reforçar que a fermentação leva 24 horas e que o kimchi, depois de pronto, deve ser armazenado na geladeira. Ele dura até 6 meses no refrigerador!