Lambedor de abacaxi, beterraba e mais: como fazer receitas desse xarope caseiro
Você sabia que é possível fazer xaropes caseiros usando frutas, raízes e ervas medicinais de forma simples? A nossa dica é recorrer sempre a ingredientes bem frescos e apostar em especiarias (como canela, mel e gengibre) para dar mais sabor aos famosos lambedores (xaropes naturais). Para te ajudar a preparar esse tipo de remédio caseiro, nós separamos dicas de como fazer lambedor de abacaxi, de beterraba e outras opções que ajudam a fortalecer a imunidade, aliviar dores e tratar focos de inflamação. Confira!
Lambedor de abacaxi
Que tal preparar um lambedor de abacaxi para tratar tosse, dor de garganta e fortalecer o sistema imunológico? O xarope feito com essa fruta é rico em vitamina C, tem substâncias anti-inflamatórias e antioxidantes. Além disso, ele se destaca por ter ação expectorante, pois ajuda a dissolver o muco e ameniza irritações na garganta. Para tornar o lambedor ainda mais benéfico, uma boa dica é acrescentar um pouco de mel ou própolis à receita.
Ingredientes
– 1 abacaxi grande picado (sem casca)
– 1 xícara de mel
– ¼ xícara de água
– 2 colheres de sopa de própolis
Coloque o abacaxi e a água em uma panela e ferva no fogo médio durante 15 minutos. Depois, adicione o mel e o própolis e bata tudo no liquidificador (ou no mixer), coe e reserve em um recipiente. Tome uma colher do xarope por dia.
Obs.: O ideal é que você evite ferver o mel junto com os outros ingredientes. Isso porque as altas temperaturas podem alterar a propriedades físicas e químicas do ingrediente.
Lambedor de beterraba
Caso o objetivo seja fazer um xarope com propriedades analgésicas, anti-inflamatórias e antioxidantes, capaz de amenizar cólicas e dores abdominais, a melhor dica é recorrer ao lambedor de beterraba. Esse remédio caseiro ameniza tosses, ajuda a tratar gripes, resfriados (pois é rico em vitamina C) e auxilia no controle do índice glicêmico, sendo indicado para a dieta de diabéticos.
Ingredientes
– 1 beterraba média fatiada
– 1 cebola média fatiada
– 3 colheres de sopa de açúcar demerara
Para preparar, coloque a beterraba e a cebola já picadas dentro de uma vasilha, despeje o açúcar por cima e tampe. Espere pelo menos 24 horas e, então, é só recolher o xarope que fica no fundo do recipiente. Esse remédio natural é um dos mais saudáveis e fáceis de fazer!
Lambedor de hortelã
Para garantir uma boa digestão e evitar a formação de gases intestinais, o xarope de hortelã funciona como ótimo aliado! Essa erva medicinal contém um alto teor de antioxidantes, vitaminas A, C, do complexo B e minerais como cálcio, potássio e ferro. Ao ser usada no preparo de chás, sucos ou xaropes, ela ajuda a tratar gripes, ameniza dores no intestino ou no estômago e evita possíveis enjoos.
Ingredientes
– 1 maço de hortelã
– 500 ml de água
– 1 xícara de açúcar demerara
– 1 pedaço pequeno de gengibre (opcional)
Primeiro, coloque a água junto com o açúcar em uma panela e deixe ferver por uns 3 minutos. Em seguida, acrescente as folhas de hortelã já lavadas, o pedaço de gengibre, tampe a panela e deixe no fogo por cerca de 10 minutos. Para finalizar, basta coar, reservar o xarope em um recipiente e tomar um pouco diariamente.
Lambedor de cenoura
Você sabia que também é possível preparar um xarope expectorante usando cenoura e algumas especiarias? O lambedor de cenoura, para quem não sabe, é rico em vitaminas A e C – nutrientes que ajudam a fortalecer a imunidade, combatendo gripes e resfriados. Além disso, quando incrementado com mel e limão ou laranja, esse tipo de xarope natural ajuda a limpar as vias respiratórias, amenizando sintomas de asma, rinite e bronquite.
Ingredientes
– 1 cenoura grande cortada em rodelas finas
– Sumo de ½ limão
– 1 colher de sopa de mel
– 1 colher de chá de cúrcuma em pó
– 2 colheres de sopa de açúcar mascavo
Para preparar, basta colocar a cenoura em rodelas em um recipiente, cobrir com o açúcar e esperar 30 minutos. Depois, acrescente o limão, o mel e a cúrcuma, tampe o recipiente e espere 24 horas para o xarope se formar bem. Você pode guardar o lambedor de cenoura por uma semana e tomar ao menos uma colher do remédio caseiro por dia.