Lanche proteico: 5 opções para variar o cardápio
Se você está em processo de ganho de massa muscular, sabe bem como um lanche proteico pode ser estratégico na dieta, né? Como a proteína é essencial para construir músculos e reparar os tecidos, o lanche da tarde proteico se torna o melhor aliado para manter a saciedade por mais tempo – e, de quebra, evitar excessos nas outras refeições do dia. Mas quem disse que não dá para fazer lanches proteicos saborosos? Para provar que é possível variar o cardápio de lanche com proteína, confira a seguir 5 opções deliciosas e fáceis de fazer!
1. Panqueca proteica de banana
A panqueca proteica de banana pode ser um excelente lanche da tarde, cheio de nutrientes e um sabor realmente delicioso. Ela combina diferentes tipos de proteína, já que leva ovo, whey protein, banana e aveia – garantindo assim um aporte bastante satisfatório para aqueles dedicados ao projeto fitness.
Também vale lembrar que a banana é uma fruta rica em carboidratos naturais, vitaminas, minerais e fibras. Assim, essa combinação equilibrada de macronutrientes é ideal para fornecer energia, ajudar na recuperação muscular e manter a saciedade ao longo do dia!
Dica extra: além da banana amassada que vai na massa da panqueca proteica, vale a pena usar pedaços de banana, morango ou outra fruta por cima do lanche já pronto. Daí é só finalizar com mel ou alguma calda leve e saborosa!
2. Sanduíche de pasta de amendoim
Sabia que a pasta de amendoim tem alto teor de proteínas e pode ser parte de um ótimo lanche da tarde proteico? Além disso, a pasta de amendoim é rica em gorduras saudáveis que ajudam a manter a sensação de saciedade por mais tempo, fornecem energia e são importantes para a absorção de vitaminas lipossolúveis. Ou seja, vale a pena apostar, né?
Aqui, a dica é fazer um sanduíche de pasta de amendoim usando fatias de pão integral e pedaços de fruta como banana ou outra fruta da sua preferência. Há também quem faça a clássica combinação de pasta de amendoim com geleia, como os americanos costumam fazer. Seja qual for o tipo de sanduíche de pasta de amendoim escolhido, uma coisa é certa: essa opção é perfeita para quem precisa fazer lanches para levar para o trabalho ou aula, por exemplo.
3. Tapioca com frango
A tapioca com frango é outra queridinha de quem procura um bom lanche proteico graças à combinação de proteínas de alta qualidade encontradas do frango e a versatilidade e baixo teor de gordura da tapioca. Vale dizer que essa combinação oferece benefícios nutricionais importantes para quem busca aumentar a ingestão de proteínas e manter uma alimentação saudável.
Isso porque o frango é uma fonte de proteína magra, rica em aminoácidos essenciais necessários para a construção e reparação muscular. Já a tapioca, por sua vez, é uma opção sem glúten e fonte de carboidratos complexos, fornecendo energia para quem precisa treinar bastante em busca do shape!
4. Barrinha de proteína
Ideal para ter sempre na bolsa, a barrinha de proteína pode salvar o lanche da tarde proteico, viu? Ela é prática, saborosa e formulada especificamente para garantir uma quantidade significativa de proteína em cada porção, o que ajuda a aumentar a ingestão desse nutriente essencial.
Além disso, é sempre bom lembrar que as barrinhas de proteína também são fonte de outros nutrientes ótimos para quem está no processo de ganho de massa muscular, como vitaminas, minerais e fibras. Isso contribui para uma refeição mais equilibrada e nutritiva na dieta!
Mas, atenção: nem todas as barrinhas de proteína são iguais e a qualidade dos ingredientes pode variar entre as marcas. Sendo assim, não se esqueça de ler os rótulos e escolher opções que sejam baixas em açúcar, ricas em proteínas de qualidade e que estejam de acordo com as suas necessidades nutricionais.
5. Crepioca
A crepioca é feita a partir da combinação de dois ingredientes principais: tapioca e ovos. Isso faz com que ela ofereça carboidrato de fácil digestão e proteínas de alta qualidade. Nada mau para um lanche proteico, né? Essa opção é saudável, não contém glúten, é livre de lactose e possui baixo teor de gordura – desde que seja preparada com pouca gordura adicionada, claro.
E uma das grandes vantagens é que a crepioca pode acompanhar uma variedade de opções de recheios saudáveis, viu? Dá para adicionar vegetais frescos – como espinafre, tomate e cogumelos, para aumentar a ingestão de fibras e nutrientes – ou outras possibilidades como queijo magro, peito de frango desfiado e atum – para deixar o lanche proteico turbinado e nutritivo.