Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Leite de amêndoas: Receita para fugir da lactose na alimentação
Guia Culinário 05/08/2015

Leite de amêndoas: Receita para fugir da lactose na alimentação

A amêndoa é uma das oleaginosas mais conhecidas e apreciadas no mundo. Com o poder de ser consumida em estado natural, ela também pode ser transformada em leite, aumentando mais ainda os seus valores nutricionais para o organismo, sendo perfeita para o nosso cardápio do dia a dia e em dietas de restrições alimentares.

A sua textura grossa permite que esse leite tenha uma boa diversidade de uso, podendo tanto ser colocado em receitas como em consumido puro, no café ou com o cereal matinal, como o musli. Dentre seus principais benefícios, a ausência de lactose, o torna ideal para quem tem intolerância à substância. Além disso, é uma bebida vegetal rica em vitamina E, fonte de antioxidantes que protegem a membrana celular a retardar o envelhecimento da pele e, ainda, participa da formação de novas hemácias.

Como inserir o leite de amêndoas na alimentação?

Para quem pretende substituir o leite integral pelo de amêndoa, há alguns cuidados a serem tomados. Como não têm os mesmos nutrientes do leite de vaca, a bebida vegetal, por isso, deve ser elaborada em um plano alimentar especial para o seu devido uso. “Eles não possuem uma quantidade significante de proteína”, explicou a nutricionista Dafne Oliveira, especialista em nutrição esportiva e funcional, destacando também que o cálcio, tão relacionado ao consumo de leite, só será fornecido caso houver enriquecimento desse mineral, ou seja, por composição industrial. Por isso, é importante, quando for trocar um pelo outro, consultar um profissional da área, para conseguir esses nutrientes que faltam em outros alimentos dentro de uma dieta balanceada e sem grandes perdas.

Veja dicas para usar o leite de amêndoa na dieta!

– Batido com fruta e cereal, criando um shake delicioso e saudável!

– Batido com cacau e tâmara, criando um apetitoso “chocolate frio”

– Ele ainda pode ser consumido puro, no café ou, ate mesmo, com algum cereal, para um café da manhã rico e reforçado. Sua versatilidade permite inseri-los em receitas diversas.