Leite zero lactose: o que acontece com seu corpo quando você passa a consumi-lo
Consumir alimentos sem lactose é fundamental para os intolerantes à substância e pode ser também uma boa opção no cardápio de todas as pessoas. Afinal, o açúcar natural do leite costuma causar desconfortos e problemas intestinais – principalmente quando consumido de forma excessiva. De acordo com o Instituto Datafolha, em uma pesquisa realizada em 2017, 53 milhões de brasileiros relataram sentir algum desconforto após consumir produtos lácteos – o que corresponde a 35% da população com mais de 16 anos.
Não é todo mundo que precisa cortar completamente o consumo de lactose. O mais importante, na verdade, é ter o acompanhamento de um nutricionista para montar um plano alimentar que seja adequado às necessidades de cada indivíduo (com ou sem o consumo de lacticínios). Por outro lado, alternar lácteos tradicionais com a versões zero lactose dos alimentos esporadicamente pode ser uma boa ideia.
Para saber mais sobre o assunto, nós conversamos com a nutricionista Adriana Ávila, que falou mais sobre os benefícios do leite sem lactose (e de outros alimentos sem a substância) e explicou quando é necessário cortá-la da alimentação. Dá uma conferida!
Alimentação sem lactose: nem todo mundo precisa tirá-la do cardápio
Embora algumas pessoas acreditem que fazer uma alimentação sem lactose é totalmente benéfico, nem sempre isso ocorre – afinal, quando consumida de forma balanceada, a lactose até contribui com a produção de bactérias boas no intestino. De acordo com a nutricionista Adriana Ávila, só é recomendado cortar completamente a lactose quando é diagnosticado ograu de intolerância – isto é, quando se é intolerante de fato (comprovado pelo teste de tolerância à lactose) para reduzir os desconfortos, que podem ser: gases, distensão abdominal, diarreia e também sensação de inchaço.
A diminuição, entretanto, pode ser uma alternativa para os não diagnosticados: “Já atendi pacientes que não eram intolerantes de acordo com o teste, mas tinham sintomas. Nesses casos, é realmente bom reduzir ou cortar o consumo de lactose. Entretanto, se a pessoa não é intolerante ou não tem sintoma nenhum, não tem porquê cortar a lactose da dieta”, complementa Adriana.
O que acontece com o corpo quando cortamos o consumo de lactose
Depois de uma semana sem consumir lactose, por exemplo, é bem provável que o intestino fique mais limpo, o corpo menos inchado e haja uma diminuição na formação de gases intestinais, por exemplo. Após um mês, o quadro tende a ser ainda mais positivo: o intestino estará funcionando bem melhor, a incidência de enjoos e diarreias diminui e o metabolismo tende a ficar mais acelerado.
Quando o organismo fica ainda mais tempo livre da substância (por 6 ou 12 meses, por exemplo), o organismo como um todo tende a funcionar melhor: a digestão é mais rápida, o sistema imunológico fica fortalecido, o processo de absorção de nutrientes fica mais eficiente e, inclusive, é possível evitar irritabilidade e insônia. Mas lembre-se: isso só ocorre quando a pessoa realmente tem algum problema com a lactose. Para quem não é sensível à substância, esse quadro de melhoras não é algo perceptível.
Caso você não tenha intolerância à lactose diagnosticada, mas ainda assim sinta desconfortos após consumir laticínios, vale a pena incluir o leite zero lactose em refeições alternadas e observar como se sente.
Quais os benefícios do leite zero lactose?
Quando se trata de reduzir o consumo de lactose, o leite zero lactose é um ótimo alimento para incluir no cardápio diário. De acordo com a nutricionista, esse ingrediente – bem como outros alimentos livres de lactose – têm seu valor nutricional e podem trazer benefícios à saúde. “Leites, iogurtes e queijos isentos de lactose continuam fornecendo proteína, cálcio e vitamina D, que são tão necessários para o nosso organismo”, finaliza Adriana.
Vale destacar, ainda, que controlar o consumo diário de lactose, evitando exageros, é importante para todos – inclusive para quem não tem intolerância ou alergia à substância. Por isso, acaba sendo muito benéfico optar pelo leite zero lactose Taeq – assim, é possível comer queijos, iogurtes e outros laticínios sem sobrecarregar demais o organismo, mantendo uma alimentação mais equilibrada.
O leite zero lactose também não deixa nada a desejar em termos nutricionais. Assim como a versão comum, que contém lactose, ele é fonte de proteínas, vitaminas e minerais importantes, sendo uma ótima alternativa para quem busca uma alimentação saudável e balanceada.