Luteína todo dia: 7 alimentos que são fontes do carotenóide
Incluir alimentos ricos em carotenoides no seu cardápio pode trazer uma série de benefícios, sabia? Essas substâncias antioxidantes são ótimas para fortalecer a imunidade, por exemplo, fazem bem para a saúde da pele, dos olhos e ainda apresentam ação anti-inflamatória.
A luteína, em especial, é um tipo de carotenoide que precisa ser consumido através da alimentação. A boa notícia é que existem diversos vegetais fontes dessa substância que são fáceis de preparar e incluir na alimentação. Aqui, nós falamos mais sobre para que serve a luteína e preparamos uma lista com os principais alimentos ricos nesse composto antioxidante. Dá uma conferida!
O que é luteína, para que serve e sua importância na alimentação
A luteína, para quem não sabe, é um tipo de carotenoide com pigmentação amarela que é bastante encontrado em vegetais como o milho e folhas verde-escuras (como couve e rúcula). Por não ser uma substância produzida naturalmente pelo organismo, ela precisa ser necessariamente consumida através da alimentação ou por suplementos alimentares.
Sua principal função é atuar na saúde ocular, protegendo os olhos contra possíveis doenças, como degeneração macular ou problemas na córnea. Ela também é essencial para a saúde da pele, pois atua como antioxidante dificultando a ação dos radicais livres e prevenindo o envelhecimento precoce, por exemplo. Vale destacar, ainda, que a luteína ajuda a fortalecer a imunidade, sendo considerada indispensável para a alimentação.
1. Couve é fonte de luteína e também é rica em fibras, vitaminas e minerais
Pertencente ao grupo dos vegetais verde-escuros, a couve se destaca por ter um alto teor de luteína – em 100 g de folhas, encontra-se cerca de 15 mg do carotenoide. Além disso, ela é rica em fibras alimentares – auxilia bastante no processo de digestão, no controle do colesterol e do índice glicêmico -, contém grandes quantidades de vitaminas A, do complexo B, C K e ainda minerais importantes, como ferro, cálcio, magnésio, fósforo, potássio, zinco e diferentes agentes antioxidantes. Ela faz bem para a saúde dos músculos, dos ossos, garante uma proteção dos olhos, da pele, dos sistemas nervoso, cardiovascular e imunológico.
Uma boa dica é consumir a couve orgânica Taeq no dia a dia, usando-a para preparar saladas, refogados com alho, cebola e azeite, caldos e sopas (como o caldo verde) e até sucos detox, incrementando com frutas cítricas (limão e abacaxi), gengibre e ingredientes termogênicos. Por ser um alimento pouco calórico, a couve também é bastante indicada para quem precisa queimar gorduras.
2. Milho é rico em fibras insolúveis, luteína, zeaxantina e vitaminas importantes
O milho é um tipo de cereal rico em luteína e zeaxantina (dois tipos de carotenoides), que cumprem a principal função de proteger os olhos, pois se acumulam na retina, evitando uma série de doenças oculares. O milho também é rico em vitaminas B1, B6, B9, fornece energia para o corpo, pois contém carboidratos, e ainda é fonte de fibras insolúveis, que são fundamentais para o controle do colesterol e dos níveis de glicose no sangue.
O milho orgânico Taeq, em especial, é altamente nutritivo e livre de agrotóxicos. Ele pode ser cozido, servido com azeite e sal, por exemplo, ou então ser usado em diferentes receitas no dia a dia – para incrementar saladas, tortas, mix de legumes, molhos e por aí vai. Vale a pena incluir o alimento no seu cardápio!
3. Rúcula faz bem para a saúde dos olhos, da pele e dos sistema digestivo
Quando se trata de montar uma salada rica em antioxidantes, a rúcula é uma excelente opção. Ela contém um alto teor de luteína, vitaminas A, C, K e minerais que protegem os ossos e músculos (cálcio, fósforo, magnésio e potássio). Esse vegetal também é bastante rico em ferro, sendo uma ótima opção para prevenir anemia, por exemplo.
Por conter luteína, vitamina A e outros agentes antioxidantes, a rúcula é uma grande aliada para a saúde dos olhos, da pele, fortalece a imunidade e ainda é um ingrediente bem versátil. Rica em fibras, ela também ajuda a manter o sistema digestivo equilibrado e concede mais saciedade. Uma boa dica é consumir a rúcula Taeq em saladas verdes, em sucos detox e até mesmo fazer refogados com outros vegetais – use alho, cebola, azeite e os temperos de sua preferência.
4. Brócolis é um superalimento rico em flavonoides e carotenoides, como a luteína
Considerado um superalimento (possui uma composição nutricional bastante rica), o brócolis também é uma fonte importante de luteínas e outros compostos antioxidantes, como os flavonoides. Essas substâncias cumprem ação anticâncer e anti-inflamatória no organismo, auxiliando bastante no sistema de defesa do corpo.
Esse vegetal verde-escuro também é fonte de proteínas, fibras alimentares, vitaminas A, C, E, K, ferro, cálcio, magnésio e outros minerais indispensáveis para a saúde. Para ampliar o cardápio, uma boa dica é usar o brócolis Taeq – tanto a versão natural quanto a congelada e higienizada – para incrementar saladas, receitas com carnes, massas e risotos.
5. Espinafre contém bastante ferro, carotenoides e flavonoides
Assim como a couve e a rúcula, o espinafre é mais uma vegetal verde-escuro que contém um alto teor de luteína, zeaxantina, clorofila, betacaroteno (pigmento carotenoide) e compostos flavonoides. Ele é fundamental para combater a ação dos radicais livres, protegendo as células do organismo como um todo – principalmente as dos olhos e da pele.
O espinafre também se destaca por ser rico em ferro, fibras, vitaminas A, K, cálcio, magnésio e potássio, auxiliando na saúde dos ossos, por exemplo. A Taeq fornece uma opção de espinafre orgânico bem fresco e nutritivo – ótimo para incluir em saladas e receitas detox – e ainda uma versão que vem picada, congelada e higienizada, para manter no freezer e utilizar no dia a dia.
6. Alface é um vegetal leve, rico em água, sais minerais e luteína
Além de ser um vegetal mais leve, com alto teor de água (ótimo para hidratar e purificar o organismo), a alface é outra fonte importante de luteína e outros agentes antioxidantes. Ela contém fibras, vitaminas A, C, K e sais minerais importantes, como magnésio e potássio. Você pode usar a alface americana ou crespa orgânica da Taeq para fazer saladas leves e detox (com outras folhas, tomate, palmito e frutas, por exemplo) para comer nas refeições principais.
7. Ovo é fonte de proteínas, vitamina D e luteína
Bastante incluído no cardápio de vegetarianos, o ovo é um alimento rico em proteínas, vitamina D e carotenóides, como a luteína e a zeaxantina. Por isso, ele ajuda a fortalecer a massa muscular, fortalece a saúde da pele, dos olhos e da imunidade.
O ovo também é bastante completo em termos nutricionais, sendo considerado um superalimento: fornece vitaminas A, do complexo B, E, ferro, fósforo, potássio, zinco e selênio, sendo ótimo para prevenir doenças cardiovasculares, por exemplo. A Taeq, em especial, tem ovos orgânicos (produzidos de forma mais sustentável), que são ótimos para fazer omeletes, crepiocas, receitas de massas, refogados e outros pratos nutritivos.