Maionese saudável: Descubra como podemos substituí-la em nossa alimentação
Quando falamos em gastronomia saudável, a troca de ingredientes parece inevitável. Mudar o hábito de consumir produtos industrializados por alimentos naturais, “vivos”, é o primeiro passo para essa reeducação alimentar. Nesse conceito, uma das receitas que mais apresentam alternativas de trocas é a maionese. Sempre presente na culinária, esse acompanhamento ganha cada vez mais substitutos à altura de seu sabor. Veja como podemos incrementar a maionese em nossa rotina de maneira mais leve, menos gordurosa e calórica!
A maionese é um alimento extremamente versátil e que cai bem em diversos pratos. Seja em saladas, sanduíches ou como pastinhas de acompanhamentos, ela se encaixa harmoniosamente na maioria das receitas. Entretanto, o que ela tem de deliciosa, tem de polêmica. Fonte de gorduras “ruins” para o nosso organismo, a maionese industrializada é bastante calórica e sem muitos benefícios nutricionais, por isso, os profissionais da área geralmente cortam esse produto de nossas dietas.
A boa notícia é que existem formas bem interessantes e saudáveis para preparamos uma deliciosa maionese. A nutricionista Daniella Chein explica melhor: “Há quem prefira os ingredientes tradicionais para fazer ou consumir a maionese, mas também há quem prefira substituí-los por uma opção mais saudável e muitas vezes mais saborosa. Dentre os ingredientes que podemos trocar pela boa e velha maionese temos, o iogurte natural, queijo cottage, pasta de banana verde e cenoura”, ressalta a profissional, apresentando os benefícios dessas trocas. Veja!
4 alimentos saudáveis para substituir a maionese
Iogurte natural: É uma boa opção para substituir a maionese em receitas, pois é muito rico em cálcio e, os iogurtes com culturas vivas, auxiliam na absorção desse mineral. Além disso, esse produto contém proteínas fáceis de digerir. Outros nutrientes valiosos no iogurte são: riboflavina, vitaminas B, ácido fólico, ácido láctico, potássio, fósforo, iodo e zinco.
Queijo cottage: É um dos melhores queijos, bem magro e muito utilizado para aqueles que querem perder peso. “Em 100 g contém praticamente 100 kcal de muita proteína, principalmente a caseína, que pode ser utilizada antes de dormir ou ao acordar, devido a sua lenta absorção, para impedir o catabolismo e facilitar o ganho de massa muscular”, destaca a nutricionista.
Banana verde: A pasta de banana ou “biomassa de banana”, como está sendo chamada hoje em dia, estimula a produção de bactérias benéficas, que repõem a flora e aumentam a imunidade. A banana verde é rica em fibras, potássio, vitaminas C e A, possui grande quantidade de vitaminas B1, B2, B6 e B12, além de magnésio, cálcio, ferro e ácido fólico. Essa é uma excelente maneira de substituir a maionese de maneira saudável e nutritiva.
Cenoura: Traz benefícios ainda maiores, ajuda na saúde dos cabelos e auxilia no bronzeado da pele, por conter vitamina C e betacaroteno, precursores da vitamina A. É eficaz também na remoção de manchas e cicatrizes, melhora nossa visão e tem ação antioxidante. “Faça uma pasta com a cenoura e misture os ingredientes que desejar, fica ótima até com sanduíches naturais. Seja qual for sua maneira de fazer substituições na alimentação, opte sempre por alimentos in natura, ou seja, aqueles que não sofreram processos industriais”, finaliza a Dra. Daniella.