Maracujá: Saiba como utilizar a fruta para diminuir o estresse do dia a dia
Quer se livrar do estresse e tornar seus dias mais leves e saudáveis? Invista no maracujá! A fruta da paixão, além de ser rica em nutrientes benéficos para nossa saúde, ajuda a diminuir os níveis de ansiedade e tensão muito comuns nos dias atuais! Conheça as melhores formas de usar o maracujá para seu bem-estar e descubra os benefícios que o consumo da fruta pode trazer para sua saúde!
A fruta tropical de sabor doce e ácida ao mesmo tempo também é conhecida como “fruta da paixão” pelos americanos. Considerado um calmante natural, o maracujá possui um quadro nutricional grandioso, que ajuda a turbinar o nosso sistema imunológico e ainda atua no controle da pressão arterial. Além disso, a fruta é rica em alcaloide e flavonoides, nutrientes que atuam em prol do sistema nervoso, como explica a nutricionista Daniella Chein:
“Essas substâncias acalmam o sistema nervoso central e agem como tranquilizantes e relaxantes musculares. Por isso, tornam o maracujá um aliado ao combate da ansiedade e até mesmo da depressão”, analisa a profissional indicando algumas formas de consumo para a fruta. Confira:
5 maneiras de usar o maracujá a seu favor
1 – Suco: Uma das mais tradicionais formas de consumo é o suco natural. Garantindo a ingestão completa dos nutrientes encontrados no maracujá, o suco é refrescante, pode compor diversos momentos do dia e pode ser adoçado com açúcar natural, já que a fruta é levemente ácida. Em dias mais agitados e estressantes, experimente tomar para acalmar os nervos.
2 – Geleia: Para acompanhar uma torrada nos lanches intermediários, completar um recheio de tapioca ou compor alguma preparação especial, a geleia é uma ótima opção para desfrutar do sabor do maracujá. Dê preferência para as versões orgânicas e livres de açúcar para garantir uma alimentação saudável.
3 – Mousse: Quem resiste à uma sobremesa após um almoço de família? Muito comum nas mesas brasileiras, o mousse é uma receita super fácil e rápida de fazer. Inclusive, pode ser preparado com a polpa da fruta ou in natura, garantindo o mesmo sabor e nutrientes.
4 – Doce: As receitas do caderninho da vovó não falham nunca! O doce de maracujá é uma receita típica e altamente saborosa! Pode ser unido ao coco ralado, acrescentando sabor e nutrientes. A receita tornará o seu dia mais leve e tranquilo.
5 – Farinha: Muito usada no meio fitness, a farinha de maracujá é aproveitada para várias receitas doces ou salgadas como bolos, tortas e saladas, por exemplo. “É muito rica em fibras alimentares e auxilia no processo de emagrecimento”, acrescenta a nutricionista.
Mais benefícios do maracujá
Além dos seu efeito calmante e tranquilizante, o maracujá também é fonte de substâncias que tornam o nosso organismo saudável. Fonte de vitamina A, C e complexo B, o consumo regular da fruta beneficia o sistema imunológico, melhora a visão e atua na prevenção do envelhecimento precoce das células:
“Outros benefícios incluem a capacidade de impedir o crescimento de alguns tipos de câncer, estimular a digestão, melhorar e regular o equilíbrio de líquidos do corpo, manter a pressão arterial normal, aumentar a circulação e melhorar a densidade mineral óssea”, finaliza a nutricionista.