Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Guia Culinário 16/08/2021

Melado de cana: benefícios e possíveis usos na cozinha

Quantas vezes você já usou melado de cana em preparos na cozinha? Conhecido também como melaço, ele é um tipo de xarope expresso de origem vegetal feito a partir da cana de açúcar. Se você ainda não conhece esse alimento, chegou a hora de descobrir os incríveis benefícios que o ingrediente pode apresentar para sua saúde. Veja agora para que serve o melado de cana e as melhores maneiras de incluí-lo na rotina alimentar!

Melado de cana é resultado da transformação da cana em açúcar

Diferentemente dos tipos de mel orgânico produzidos por colônias de abelhas, o melado de cana é um tipo de xarope resultante da transformação da cana de açúcar em açúcar propriamente. O alimento possui cor escura, textura espessa e um sabor que varia entre adocicado como caramelo e um fundo levemente amargo. O gosto do melaço varia de acordo com o tempo e a forma de processamento do açúcar.

Melado de cana é menos calórico e mais nutritivo do que o mel e açúcar cristal

Já ouviu dizer que melado de cana engorda? Tudo que é consumido em excesso pode levar ao ganho de peso. Porém, ele é menos calórico do que outras opções de açúcar! O ingrediente pode substituir facilmente o mel na dieta, assim como o açúcar de coco ou cristal, pois ele apresenta uma composição mais nutritiva e menos calórica em relação aos outros alimentos.

O melado de cana é livre de gorduras, além de ser fonte de vitaminas e minerais fundamentais para manutenção da vitalidade do organismo. O xarope é rico em vitaminas do complexo B, cálcio, cobre, ferro, magnésio e selênio. O superalimento é ainda uma opção incrível para pessoas que seguem uma dieta vegetariana/vegana, pois é um produto de origem vegetal.

Controle da pressão arterial e prevenção da anemia são dois dos benefícios do melado de cana

Incluir o melaço no cardápio é sinônimo de saúde! O alimento ajuda a combater quadros de anemia pela riqueza em ferro e cobre e também é um aliado no controle da pressão arterial. Com a forte presença de fibras alimentares, o melaço é muito indicado para quem sofre com prisão de ventre e intestino desregulado. Ele também estimula o bom funcionamento do sistema digestivo e auxilia na redução dos níveis de acidez no estômago e esôfago – dica para quem sofre com gastrite!

Por possuir ações antioxidantes, o ingrediente é uma ótima indicação para a prevenção da saúde das células no organismo e aumento da imunidade. Os minerais que o compõem oferecem saúde para a pele, unhas e cabelo, além de fortalecerem os ossos e as articulações e estimularem a contração muscular e o bom condicionamento físico. Não podemos deixar de fora a versatilidade desse alimento para a cozinha que também é um benefício incrível, principalmente para quem quer reduzir o consumo do açúcar refinado!

Melaço pode ser usado para consumo de frutas e preparo de receitas doces

Se você ainda não sabe como consumir melado de cana, vamos te dar todas as dicas agora! Você pode ingerir o alimento puro, como faz com xaropes caseiros, para ganhar mais energia, pode usá-lo para molhar frutas ou cereais no café da manhã ou mesmo regar levemente uma fatia de pão no lanche da tarde. Até dá para misturar o xarope em um copo de leite e fica uma delícia!

Para os amantes de doces, é possível cortar o açúcar das receitas e substituir pelo melado de cana para preparar bolos ou tortas. Combina muito bem com panqueca e pães adocicados também! Agora é só incluir na rotina alimentar!