Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Metas de ano novo: 7 alimentos que você deve passar a consumir mais
Guia Culinário 03/01/2019

Metas de ano novo: 7 alimentos que você deve passar a consumir mais

Um ano novo começa e, junto com ele, vêm as promessas para nos tornarmos pessoas melhores nesse ciclo e para realizar metas que não foram concretizadas no período que passou. A alimentação também faz parte disso, caso a ideia seja passar a seguir uma rotina saudável. Por isso, para ajudar quem está nessa missão, separamos uma lista com 7 alimentos supernutritivos que não podem ficar de fora do seu prato neste novo ano. Confira quais são eles e entenda os benefícios de cada um:

1. Aveia é rica em fibras

A aveia é um dos alimentos que não pode faltar no prato de quem deseja seguir uma alimentação saudável e nutritiva neste ano. Isso porque ela é rica em fibras, que trazem benefícios para o intestino e aumentam a sensação de saciedade no organismo; faz bem para a imunidade por ter zinco e silício; e ainda ajuda a reduzir o colesterol e os níveis de açúcar no sangue – sendo, assim, uma aliada para quem sofre com diabetes.

2. Cenoura é boa para a saúde da pele

Uma das principais vantagens da cenoura é a presença do betacaroteno em sua composição – um antioxidante que ajuda na síntese de vitamina A e faz bem para a pele, para a visão, para os ossos e para a imunidade do organismo. Além disso, por ter bastante água em sua composição, o legume também ajuda na hidratação do corpo e a manter o intestino funcionando normalmente.

3. Iogurte melhora a flora intestinal

O iogurte também deve ser incluído na alimentação – no café da manhã ou na hora do lanche – por ser fonte de fermentos lácteos que melhoram a digestão. Mas não para por aí: ele também fortalece os ossos e dentes por contar com cálcio; regula a flora intestinal; melhora a imunidade; protege o sistema nervoso por ter vitaminas do complexo B em sua composição; e ainda é fonte de proteína.

4. Peixe é fonte de ômega 3

Além de ser uma das carnes magras indicadas para quem quer uma alimentação saudável, o peixe também é fonte de vitamina, cálcio, ferro e conta com o poder do ômega 3 – um nutriente que é essencial para o bom funcionamento do sistema cardiovascular por aumentar o colesterol bom ao mesmo tempo que diminui o ruim. Sardinha, atum e salmão estão entre os tipos com maior quantidade dessa substância.

5. Abacate é rico em vitaminas e minerais

Versátil, o abacaxi pode ser usado tanto em receitas doces quanto salgadas. Já em relação aos seus nutrientes, estão minerais como ferro, cálcio e fósforo; as vitaminas A, E, C, que funcionam como poderosos antioxidantes; e as do complexo B, que fazem bem para o sistema nervoso. Além disso, ele ainda conta com gorduras boas, que fortalecem a saúde do coração.

6. Gengibre tem ação anti-inflamatória

O gengibre é muito usado em receitas detox pelo seu poder de ajudar na eliminação de toxinas do organismo. No entanto, as suas vantagens para a saúde não param por aí! Ele tem ação anti-inflamatória; faz bem para os ossos e dentes por ter cálcio e potássio; tem vitaminas – como a C e a B6; é bom para digestão; e funciona como um aliado contra gripes e resfriados.

7. Frutas cítricas fortalecem o sistema imunológico

As frutas cítricas – como laranja, limão, abacaxi e tangerina, por exemplo – também estão indicadas pela presença da vitamina C. Capaz de auxiliar na absorção de ferro, esse nutriente fortalece o sistema imunológico e ajuda a evitar problemas relacionados a ele, como a anemia.