Meu kefir não cresce! Aprenda a reverter esse quadro
Muito indicado para melhorar o trânsito intestinal e acelerar o metabolismo, o kefir é uma bebida probiótica (feita com bactérias boas, leite ou água + açúcar) que pode ser cultivada de forma bem simples. No entanto, para que a bebida seja bem conservada e não estrague, é importante cultivar a colônia de bactérias de forma correta – garantindo um bom armazenamento e oferecendo a nutrição adequada. Para saber mais sobre o assunto, nós conversamos com a nutricionista Nicolle Venturi, que falou sobre como proceder quando o kefir não cresce. Confira!
Meu kefir não cresce, o que fazer?
De acordo com a nutricionista Nicolle Venturi, existem alguns fatores – relacionados a cuidados diários -, que podem fazer com que o kefir não cresça. “A estagnação do crescimento do kefir pode ser porque a colônia ficou muito tempo com a alimentação baixa em nutriente ou porque o ambiente está frio, o que também trava o crescimento. É algo normal e requer paciência. Precisa identificar se realmente parou de crescer ou se o crescimento está muito devagar”, explica.
A boa notícia é que, adotando medidas simples – principalmente de armazenamento e uso dos ingredientes adequados -, é possível reverter tal quadro de estagnação do crescimento. Mas, para isso, é importante levar em conta se o kefir é feito à base de leite ou água. A nutricionista dá ótimas dicas para lidar com ambos os casos:
“Se o problema for o frio, basta colocar em um lugar mais quente, como dentro do forno ou micro-ondas, envolvido em um pano. Essas são dicas que funcionam quando está frio. Se a questão for falta de nutriente, o melhor é se certificar de que está utilizando um leite integral de boa procedência. Também ajuda acrescentar 1 colher de sopa de leite em pó (verificar se realmente é leite em pó ou composto lácteo) para cada 200 ml, o que irá fornecer mais nutrientes. Caso seja um kefir de água, o mais indicado é trocar o açúcar – o ideal é que seja o mascavo, que tem mais nutrientes. Também pode tentar fortalecer com suco de uva integral ou maçã no lugar da água”, recomenda Nicolle.
Como identificar se o kefir morreu?
Embora seja necessário cuidar bem do kefir para que ele cresça de forma adequada, nem sempre isso ocorre – pois, dependendo da situação, é possível que a colônia de bactérias morra e, assim, a bebida pare de ter funcionalidade. A nutricionista dá dicas de como identificar quando o kefir está morto e impróprio para o consumo:
“Caso, após as dicas de cuidado, o kefir realmente não esteja crescendo, significa que a colônia morreu. Outro sinal de que o kefir morreu é quando altera a cor e o cheiro. Outro ponto importante é: não use leite sem lactose para o kefir, pois ele se alimenta justamente do açúcar do leite (a lactose). Se não tiver alimento, ele não cresce e morre”, finaliza a profissional.