Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Guia Culinário 17/12/2019

Milho roxo tem origem no Peru e é muito saudável! Conheça os benefícios do grão

Você já ouviu falar no milho roxo? Originário do Peru, ele é conhecido por atuar como antioxidante e anti-inflamatório natural, sendo usado, inclusive, no preparo de shakes e bebidas contra o envelhecimento. Interessante, né?

Para que você aprenda mais sobre esse alimento, nós fizemos uma lista com os principais benefícios do milho roxo. Embora aqui no Brasil as pessoas estejam acostumadas com o milho amarelo, sua versão mais escura também é comercializada e pode ser usada em diferentes receitas. Dá uma olhada!

Milho roxo é fonte de antocianinas, importantes antioxidantes

O grande diferencial do milho roxo é que ele possui um alto teor de antocianinas – pigmentos naturais que concedem a coloração roxa e atuam como antioxidantes, combatendo a ação dos radicais livres. Por conta disso, esse alimento é indicado para prevenir doenças como câncer e mal de Alzheimer, além de fazer muito bem à pele, evitando o envelhecimento precoce.

Atua como anti-inflamatório

O milho roxo, para quem não sabe, também funciona como anti-inflamatório natural, sendo indicado para tratar problemas como tendinite, artrite, bem como inflamações no aparelho digestivo ou nos rins. Muita gente esquece, mas a alimentação é uma grande aliada para combater diferentes tipos de doença.

Estimula a produção de colágeno

Além de ser fonte de antioxidantes (fundamentais para a saúde da pele), o milho roxo também fornece aminoácidos (como a glicina e prolina) que estimulam a produção de colágeno. Ou seja, ajudam a manter a elasticidade e a firmeza da pele, unhas, cabelos e até articulações.

Antocianina ajuda a diminuir o colesterol ruim

Você sabia que alimentos naturalmente roxos – como repolho, beterraba e, claro, o milho – também são ótimos para controlar o colesterol? Isso porque a antocianina (que, vale lembrar, é o pigmento responsável pela coloração arroxeada) ajuda a diminuir os níveis de gordura no sangue e, assim, também reduz o LDL (colesterol “ruim”).

Como preparar milho roxo?

Existem diversas formas de usar o milho roxo na dieta! Além de consumi-lo cozido como lanche, você pode acrescentá-lo em receitas de risotos, saladas, pratos com angu e até mesmo shakes e sucos nutritivos. É possível encontrar versões de milho roxo em pó, por exemplo, que são ideais para o preparo de bebidas “rejuvenescedoras”. E aí, que tal dar uma chance para esse alimento peruano supersaboroso e benéfico?