Ministério da Saúde cria orientações de alimentos para merendas saudáveis
A educação é a base do futuro. Pensando nisso, o Ministério da Saúde (MS), atento às orientações nutricionais das crianças brasileiras lançou um novo plano alimentar para as merendas escolares no país. O órgão anunciou um planejamento semanal de alimentos que devem ser seguidos pelos pais e/ou instituições de ensino para montar os lanches dos pequenos.
Segundo o Ministério, é importante a família fazer escolhas saudáveis que sejam capazes de suprir as necessidades energéticas e nutricionais da criança, além de serem saborosas e visualmente atraentes. Os lanches oferecidos precisam conter o máximo de grupos de alimentos, que são os cereais, das frutas, legumes e verduras, dos leites, queijos e iogurtes. Açúcares, doces, óleos e gorduras devem ser evitados ou consumidos em menores quantidades.
Para bebidas, a água é sempre a melhor opção, contudo, podem entrar na lancheira das crianças: água de coco, sucos de frutas natural ou chás gelados. Lembrando sempre da variedade de cores e sabores, tornando esse processo de escolha dinâmico e divertido!
A coordenadora geral de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde, Patrícia Jaime, lembra que uma boa alimentação previne a obesidade nas crianças. Uma pesquisa do orgão, realizada entre adolescentes de 9ª série do ensino fundamental nas 27 capitais do país, mostrou que o sobrepeso atingiu 16% dos alunos e a prevalência de obesidade foi de 7,2% para o conjunto das capitais. “Por isso, mães e pais devem ficar muito atentos para a qualidade do lanche das crianças e também para o que eles compram nas cantinas para consumir na hora do recreio”, ressalta Patrícia.
Sugestões para merendas escolares
2ª Feira
Lanche principal: Mini sanduíche integral com peito de peru e queijo cottage
Bebida: Suco de laranja
Fruta: Banana
3ª Feira
Lanche principal: Tapioca com manteiga
Bebida: Água de coco
Fruta: Morangos
4ª Feira
Lanche principal: Bolo integral de cenoura
Bebida: Água com sabor
Fruta: Pera
5ª Feira
Lanche principal: Biscoito integral
Bebida: Suco de uva
Fruta: Tangerina
6ª Feira
Lanche principal: Pipoca caseira no microondas
Bebida: Chá gelado sem açúcar
Fruta: Maçã picada
Medindo o consumo de calorias por idade
Crianças, adolescentes e adultos têm necessidade de nutrientes em quantidades adequadas, nas diferentes fases da sua vida. Por isso, deve-se oferecer lanches de acordo com a idade da criança.
250 a 300 calorias para crianças de 4 a 6 anos;
300 a 350 calorias para crianças entre 6 e 9 anos;
350 a 450 calorias para os adolescentes (12 a 18 anos).