Mitos e verdades sobre comida congelada: veja a opinião de uma nutricionista
Comida congelada e saudável existe e pode ser muito bem aproveitada no dia-a-dia! Apesar dos mitos a respeito dos produtos conservados no freezer, é fato que os alimentos congelados da Taeq oferecem muita praticidade para a rotina alimentar. Inclusive, incluí-los no cardápio pode ser muito mais benéfico do que você imagina! Pensando nisso, nós conversamos com a nutricionista Nicolle Venturi para entender mais sobre o assunto e descobrir as verdades acerca da comida congelada!
Comida congelada saudável: conheça mitos e verdades sobre o assunto
Você já ouviu dizer que alimentos congelados não têm tantos nutrientes? Ou que são opções mais calóricas? Pois chegou a hora de entender o que é verdade e o que é mito! Veja abaixo:
É mito que comida congelada é mais calórica
Comida congelada não é mais calórica, isso é mito! Segundo Nicolle, a quantidade de calorias e de sódio presentes no alimento depende de como foi preparada a comida, se existe muito sal e gordura no ingrediente ou não. “Depende muito se o prato por si só já for mais calórico. Por exemplo, uma lasanha é mais calórica que um brócolis congelado“, explica a nutricionista.
É verdade que todo alimento pode ser congelado
Sim, todo alimento pode ser congelado! Nicolle destaca que o detalhe principal em relação aos alimentos congelados envolve os ingredientes presentes no produto, os quais são indicados no rótulo. “No quesito nutricional, eu particularmente desconheço algum alimento que não possa ser congelado, a não ser que ele seja descongelado e a pessoa queira recongelar”, afirma.
É mito que comida congelada saudável perde nutrientes
A nutricionista também desmistifica que a comida congelada não sofre perda de nutrientes necessariamente. Na verdade, o ato de congelar ajuda a preservá-los por mais tempo por interromper temporariamente a ação das enzimas nos alimentos. De acordo com Nicolle, o modo de preparo é o fator principal para o bom aproveitamento dos ingredientes nesses casos. “Existem algumas técnicas culinárias que ajudam a preservar um pouco mais os nutrientes que devem ser utilizados ao preparar comida congelada”, aponta a especialista.
É verdade que alimentos congelados possuem data de validade
Assim como qualquer produto, a comida congelada possui prazo de validade. Nicolle diz que pensar que o alimento guardado no freezer dura mais de 6 meses só por estar congelado é um erro comum. “Sempre devemos atentar para a validade da embalagem, pois considera não apenas o fato de estar ruim para consumo (contaminação), como as questões sensoriais de sabor e textura”, alerta a profissional.
Descongelamento de alimento industrializado merece atenção especial
Mais do que focar no fator congelamento, Nicolle conclui que a questão principal começa na hora de descongelar os alimentos para o preparo das refeições. Afinal, os ingredientes apresentam variações no quesito nutricional e sensorial (textura) após saírem do freezer.
De acordo com a especialista, frutas com muita água, como melancia, melão, pera ou ovo não aparentam boa textura após o descongelamento, mas que verduras congeladas são ótimas opções! “O ‘pode ou não pode comida congelada’ vai depender do objetivo final. É interessante se atentar à textura que o alimento terá após o descongelamento”, aconselha.
Comida industrializada sem adição de conservantes deve ser prioridade no cardápio
As opções de comidas saudáveis congeladas encontradas nos mercados sempre devem ser escolhidas com atenção! A nutricionista sugere optar por alimentos que sejam preparados de forma mais artesanal, sem aditivos ou conservantes, pois o congelamento em si já é uma ótima forma de manter a qualidade dos ingredientes. “Lembre-se de verificar a validade, de não congelar o alimento novamente após descongelá-lo e sempre consumir o quanto antes”, finaliza Nicolle.