Nutrição e saúde: Os 10 melhores alimentos para o ser humano comer!
Saúde e bem-estar são as palavras chaves do dia a dia de quem segue à risca os conceitos da alimentação saudável, mas não abre mão de saborear os melhores pratos! Por isso, para quem quer sempre estar atento ao que consome, nós separamos os 10 alimentos mais completos para acrescentar à sua rotina e tornar o seu corpo, ao mesmo tempo, forte, bonito e nutrido!
Se alimentar bem é uma garantia de qualidade de vida, afinal, quando ingerimos os nutrientes necessários para o bem-estar, todos os nossos sistemas (imunológico, respiratório, circulatório, cardiovascular, digestivo…) funcionam da maneira correta. A nutricionista Thaís Leopoldo separou os alimentos que são indispensáveis para a saúde de todos os seres humanos. Confira!
10 alimentos essenciais para nossa saúde
1 – Ovo: É um dos alimentos mais utilizados em receitas, saboroso, prático e barato. “Dentre os nutrientes essenciais para a boa saúde que são encontrados no ovo, destacam-se o ácido fólico, a proteína, o zinco, o ferro, o manganês e o potássio, por exemplo. Ao contrário dos alimentos ricos em gorduras saturadas, o ovo apresenta uma concentração de gorduras totais em torno de 5 gramas, sendo que destes, apenas 1,5 grama é de gordura saturada”, explica a profissional.
“Em outras palavras, o consumo regular de ovo não é prejudicial à saúde (claro, desde que você evite a versão frita do alimento)”, completa.
2 – Alho: Um dos temperos mais presentes nas nossas preparações, o alho é benéfico e cheio de nutrientes: “É uma alimento riquíssimo e vitaminas do complexo B, A, C e E. Minerais como ferro, iodo e cromo, compostos ativos como alicina, por exemplo. Ele possui substâncias com potencial antimicrobiano, antiviral e anticoagulante. Também possui ação diurética, expectorante, antifúngico, antiespasmódico, vasodilatador, imunoestimulante e broncodilatador”, analisa Thaís Leopoldo.
3 – Maçã: Saborosa, suculenta e saudável, a fruta é extremamente benéfica para o nosso corpo. “Por conter um alto teor de fibras, a maçã ajuda a regular o intestino garantindo menos estresse sobre o reto. O antioxidante quercetina, encontrado na maçã, foi identificado por pesquisadores como especialmente capaz de fortalecer o sistema imunológico. Essa propriedade da maçã já é há séculos reconhecida pela sabedoria popular, que sempre afirmou a capacidade da maçã de evitar as mais variadas doenças”, indica a nutricionista.
“Além disso, a fruta é capaz de ajudar a proteger o coração de doenças cardiovasculares e na casca da maçã são encontrados elementos capazes de prevenir que as gorduras se solidifiquem dentro das artérias”, reitera.
4 – Cúrcuma: Também conhecido como açafrão, ela é altamente nutritiva e ajudará a tornar o nosso organismo saudável, livre de enfermidades: “Por possuir uma grande ação anti-inflamatória da curcumina, a cúrcuma tem o poder de ajudar no processo de emagrecimento a diminuir a quantidade de gordura corporal. É um desintoxicante natural do fígado, ajuda na prevenção de melanoma, além de ser antisséptico e antibacteriano natural, sendo muito utilizado para desinfetar cortes e queimaduras”, explica a especialista.
5 – Couve: Um dos vegetais verde-escuros mais conhecidos, a couve deve estar presente quase que diariamente na nossa alimentação saudável: “A couve é muito utilizado em dietas por ser pobre em calorias. Também é rica em minerais como ferro, cálcio e vitaminas A e complexo B, sendo excelente para combater problemas digestivos como constipação e indigestão por também ser rica em fibras. Fonte de glicosinolatos, que são fitoquímicos naturais como ação desintoxicante”, ressalta Dra. Thaís.
6 – Limão: Seja no suco, como tempero e até na sobremesa, o limão é versátil e saboroso, encaixando em diversos momentos da nossa alimentação. “É uma fruta riquíssima em vitamina C, importante para um bom funcionamento do sistema imunológico. Também é fonte de cálcio, magnésio, ferro, cobre e iodo que equilibram o nosso organismo. O suco do limão podem ajudar a aliviar sintomas de indigestão e constipação por conter uma grande quantidade de fibras, além de ajudar a alcalinizar o sangue”, analisa a nutricionista.
7 – Lentilha: Da mesma família do feijão, a lentilha é rica em proteínas e fibras alimentares, substâncias ideais para nosso bem-estar: “Por ser composta de fibras insolúveis ajuda na absorção de gordura ingeridas. Atua na tensão pré-menstrual, por conter uma substância chamada lignanas, que tem uma ação parecida ao hormônio feminino, como estrogênio que ajuda a diminuir os sintomas de TPM. Além de possuir cálcio, responsável por produzir hormônios importantes para fortalecer os ossos” indica a profissional.
8 – Canela: É uma das especiarias mais antigas do mundo, de importante atuação no nosso organismo: “Possui uma propriedade antioxidante poderosa. Além de auxiliar no controle de insulina de diabéticos e pré-diabéticos. A canela impulsiona a atividade do cérebro e, portanto, atua como bom tônico. Ajuda na eliminação de perda nervosa da tensão. Estudos mostraram que cheirar canela pode impulsionar a função cognoscitiva da memória, o funcionamento de certas tarefas e aumenta a vigilância e concentração”, reitera.
9 – Alecrim: A erva é conhecida por ser um alimento completo. De aroma peculiar, o alecrim pode estar presente em sucos, molhos, sopas e águas aromatizadas. Segundo Thaís Leopoldo, é um alimento com propriedades antifúngicas e anti-inflamatórias, além de ser um relaxante muscular e cicatrizante. Por ser rico em vitaminas do complexo B e minerais como ferro e cálcio, seu consumo atua também na prevenção da anemia, no fortalecimento e desenvolvimento de ossos e músculos.
10 – Quinoa: Chama de superalimento, por ser fonte de diversos nutrientes para o nosso corpo, as substâncias encontradas no “pseudo cereal” atuam no nosso organismo de uma forma geral. Rica em proteínas, ela atua em prol da saúde cardiovascular, prevenindo infarto, derrames, por exemplo. Beneficia os músculos, tornando-os saudáveis e fortes, além de ser fonte de ômega 3, um ácido-graxo responsável pela saúde do cérebro e do coração.