Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Nutrição holística: Entenda os benefícios dessa nova filosofia alimentar
Guia Culinário 21/09/2015

Nutrição holística: Entenda os benefícios dessa nova filosofia alimentar

Muito mais do que uma simples dieta, a alimentação holística é uma nova filosofia que começa a ganhar adeptos no Brasil. Além do emagrecimento e perda de peso, de forma natural, o conceito traz diversos outros benefícios à saúde, como o aumento da energia vital, a desintoxicação do corpo e o alcance da melhor qualidade de vida possível através do equilíbrio do organismo.

A partir das premissas da nutrição é funcional em que os alimentos e suas propriedades terapêuticas são usadas a favor de cada indivíduo, de acordo com suas necessidades físicas e emocionais, o conceito da holística busca a relação adequada entre corpo e mente, como explica a nutricionista Giovana Morbi, especializada em Nutrição Clínica e Ortomolecular:

“Nesse tipo de tratamento levamos em consideração a saúde emocional, psicológica e física do paciente na montagem de um plano alimentar para que ele melhore a saúde e encontre seu ponto de equilíbrio. Dessa forma, evita o famoso ‘efeito sanfona’ e mantém um peso estável e boa saúde ao longo de toda vida”, destaca a profissional.

Dentre suas principais características, a nutrição holística busca a cura pela boa alimentação, tratando o corpo como um todo, por exemplo: se surgir uma dor de cabeça, ela pode ter ligação com problemas no fígado, ou dor de estômago que pode ser causada por uma dificuldade de absorção de nutrientes no intestino. Ou seja, na nutrição holística o objetivo é que as pessoas sejam realmente saudáveis e felizes, ficando livres de males como depressão, TPM, enxaqueca, hiperatividade, constipação, olheiras, entre outros.

Benefícios da nutrição holística para a saúde

– Aumento da disposição física
– Rejuvenescimento celular (pele, unhas e cabelo)
– Fortalecimento do sistema imunológico
– Desintoxicação e funcionamento regular do sistema gastrointestinal
– Redução da retenção de líquidos e emagrecimento
– Melhora do humor
– Redução dos efeitos da TPM.

Para essa “filosofia nutricional” não existe dieta restrita, específica ou com tempo determinado para começar e terminar, pois estas são nocivas a saúde física e mental do indivíduo e têm se mostrado cada dia menos eficazes no controle de peso. “Sabemos que a alimentação é algo complexo, individual e que afeta diretamente o estado emocional de uma pessoa, por isso é necessário cuidado e conhecimento antes de intervenções na rotina alimentar de um paciente”, finaliza Giovana Morbi.