O alho é um superalimento! Confira doenças que podemos combater com seu consumo
É bem provável que você já tenha ouvido falar nos benefícios do alho para o coração e para a saúde como um todo. No entanto, poucas pessoas sabem que esse é considerado um superalimento que, além de muito nutritivo, é capaz de combater e prevenir várias doenças. Fonte de vitaminas do complexo B e outros minerais poderosos – como selênio, manganês e ferro -, o alho faz parte de um dos temperos mais usados na culinária brasileira e está presente em várias receitas.
Além disso, a presença da alicina torna a iguaria ainda mais fortalecedora. Ficou curioso para saber quais doenças podem ser prevenidas com o alho? Os benefícios do alimento são imensos, dá só uma olhada!
1) O alho ajuda a prevenir a hipertensão
A alicina é um componente com diversas propriedades funcionais, e uma delas está ligada diretamente a diminuição e controle da pressão arterial. Isso acontece da seguinte forma: a alicina tem como uma das suas funções inibir a enzima que auxilia na produção angiotensina. A angiotensina, por sua vez, é um hormônio que faz com que as paredes musculares das artérias se contraiam, aumentando a pressão arterial. Então, basicamente, pode-se dizer que o alho tem uma função hipotensora, e por isso é muito indicada para pacientes com hipertensão.
2) Um dos benefícios do alho é que ele combate doenças cardiovasculares
Para quem se pergunta quais os benefícios do alho, um dos mais conhecidos é a relação deste alimento com a prevenção de doenças do coração. Por ser rico em vitaminas do complexo B, o alho é considerado um alimento anticoagulante. Isto é, ele evita que ocorra o espessamento do sangue a ponto de formar coágulos. Estudos também apontam que o alho orgânico TAEQ é capaz de diminuir os riscos de infarto agudo no miocárdio e acidente vascular cerebral (AVC). Ou seja, pode-se dizer que o alho é um forte aliado de um coração saudável.
3) O alho é bom para amenizar quadros de gripes e resfriados
O alho – e principalmente o chá de alho – é excelente para combater infecções virais e bacterianas, sendo ótimo para prevenir e tratar gripes e resfriados. Isso acontece porque este é um alimento que possui propriedades antioxidantes, antibacterianas, antivirais e antifúngicas, fortalecendo o sistema imunológico. Além disso, ele também atua como expectorante e antisséptico natural, o que melhora o quadro respiratório e diminui a tosse. Não é à toa que o alho também é muito utilizado para melhorar os sintomas de asma e bronquite.
4) Alho: benefícios do alimento envolvem a prevenção do câncer
Por conta da alicina, um dos grandes benefícios do alho é que ele atua na prevenção de vários tipos de câncer. Isso ocorre porque o composto inibe a proliferação de células cancerígenas, causando um efeito “detox” no organismo. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o consumo de alho orgânico TAEQ é capaz de reduzir consideravelmente o risco de câncer de cólon, estômago e próstata.
Como aproveitar os benefícios do alho?
Para potencializar as propriedades do alimento, é recomendado comer um dente de alho cru por dia (ou pelo menos de seis a sete por semana). Essa seria a melhor maneira de absorver todos os nutrientes presentes nele. Sendo assim, o ideal é picar o dente de alho, aguardar cerca de 10 minutos e adicioná-lo a alguma salada de sua preferência. Contudo, lembramos que é importante ter atenção: não são todas as pessoas que podem comer alho cru. As exceções são pacientes com distúrbios digestivos, como a síndrome do intestino irritável.