O que é café verde, como consumi-lo e quais seus benefícios
Você já ouviu falar no café verde? Considerado um ótimo suplemento alimentar, esse tipo de grão se diferencia do café comum em alguns aspectos – apresenta, por exemplo, um teor mais alto de antioxidantes e passa por um processo distinto de produção. Quer saber mais sobre esse ingrediente e seus benefícios? Aqui, nós explicamos para que serve o café verde e como consumi-lo diariamente.
Afinal, o que é café verde?
O grande diferencial do café verde é que, antes de passar pelo processo de torrefação, ele fica armazenado em recipientes fechados por um bom tempo. Por isso, o seu grão é menos aromático e tem um sabor mais amargo que o grão de café comum. Seu processo de produção é relativamente simples: após o cultivo, os grãos passam pela colheita, são submetidos a processos de lavagem, secagem, armazenamento, torrefação e empacotamento. Durante essas etapas, o café verde não perde as suas propriedades (como ocorre com o café torrado comum). Por isso, ele apresenta um teor mais alto de nutrientes e tende a trazer mais benefícios para o organismo.
Bebida tem alto teor de antioxidantes e cafeína
Para quem não sabe, o café verde apresenta um teor mais alto de antioxidantes e de cafeína que o café comum. Por isso, ele faz bem para a saúde do cérebro, do coração e de outros sistemas do corpo. A cafeína, em especial, ajuda a otimizar o desempenho físico e mental em diferentes atividades. Por isso, inclusive, o café verde é ótimo para quem costuma treinar no dia a dia.
Fortalece a imunidade e a saúde do sistema cardiovascular
Por fornecer diferentes substâncias antioxidantes e vitaminas, o café verde é um ótimo aliado para fortalecer o sistema de defesa do corpo. Além disso, quando consumido de forma moderada, ele ajuda a regular a pressão arterial e os níveis de glicose no sangue. Uma dica importante é consultar um nutricionista antes de iniciar o consumo desse tipo de café.
É verdade que o café verde emagrece?
Além de fortalecer o sistema de defesa do corpo, o café verde também possui substâncias que aceleram o metabolismo e contribuem para o processo de emagrecimento. Seu grande diferencial é fornecer ácido clorogênico, um composto que evita a absorção de gordura pelo corpo.
Como consumir café verde no dia a dia?
Geralmente encontrado em forma de cápsula, extrato ou sachê (para preparar a bebida), o café verde pode ser consumido de diversas formas. Em muitos casos, o médico ou nutricionista recomenda o consumo de 2 cápsulas por dia – o que ajuda bastante a aumentar a energia do corpo e a amenizar sintomas de cansaço.