O que é dieta low carb e como aderir
A dieta low carb é uma das queridinhas de quem quer regular a alimentação com a intenção de perder peso. Ela faz sucesso porque segue uma das lógicas mais famosas para quem deseja emagrecer: a diminuição do consumo de carboidratos. Ela também é uma opção recomendada para quem precisa controlar a ingestão de açúcares, como é o caso de quem tem diabetes ou outras alterações hormonais. Mesmo sendo popular, ainda existem dúvidas sobre seu funcionamento e como aderir à low carb na rotina alimentar. Tire suas dúvidas e saiba mais sobre ela aqui embaixo!
O que é dieta low carb e como ela funciona?
Cortar os carboidratos costuma ser uma das primeiras atitudes de quem quer mudar a alimentação para perder peso. A dieta low carb, porém, não é tão radical: como o nome deixa claro, ela propõe a diminuição do consumo de carboidratos e, não, o corte total. A lógica por trás dela é que os carboidratos mais populares têm índice glicêmico alto, ou seja: depois da metabolização, eles “viram açúcar” e são usados pelo organismo para gerar energia para seu funcionamento. A intenção principal da diminuição é fazer com que o corpo queime as reservas de gordura para funcionar e, assim, potencialize o emagrecimento.
Porém, como todo grupo alimentar desempenha um papel no funcionamento do corpo, o principal truque da dieta low carb é a troca dos carboidratos de absorção rápida ricos em amido pelos complexos, que também são ricos em fibras. Além disso, também é importante aumentar o consumo de proteínas e aliar a dieta a uma rotina de exercícios. Assim, além de diminuir o percentual de gordura, o corpo produz massa magra, ou seja: os músculos ficam mais fortes e saudáveis.
Quais alimentos evitar e quais priorizar na dieta low carb?
Os carboidratos ricos em amido que devem ser evitados geram um pico de glicose depois de ingeridos. Para combatê-lo, o organismo produz insulina e “tira” a glicose de circulação – a transforma em gordura e monta as reservas na região da barriga, das pernas e outras. Exemplos desse tipo de carboidrato são os alimentos ricos em farinha branca, como pães e massas tradicionais, arroz branco, batata inglesa, industrializados como refrigerantes e sucos e doces em geral.
Os carboidratos complexos, por sua vez, são os que contam com nutrientes e fibras em sua composição. Quando ingeridos, eles não geram um pico de glicose: pelo contrário, os outros componentes fazem com que ela seja absorvida pelo corpo mais lentamente. Assim, o organismo não precisa transformá-la em reserva de gordura e a usa quase completamente para gerar energia ao corpo. Entre os principais carboidratos complexos disponíveis, você pode apostar em arroz, massas e farinhas integrais, sementes e grãos como aveia e chia e vegetais como batata doce, abobrinha e inhame.
As proteínas, que também são aliadas da dieta low carb, também devem ser consumidas de forma correta. Carnes ricas em gordura saturada, como o bacon, por exemplo, não são a melhor opção. Opte por ovos e carnes magras, como peixes e frango. Além disso, folhas verdes escuras como espinafre e couve também podem ser incluídos na dieta.
Como aderir à dieta low carb?
Assim como acontece em outros tipos de dieta, o ideal é contar com a ajuda de um profissional antes de começar a low carb. Além de adaptar as restrições ao seu dia a dia e rotina, ele também vai levar o funcionamento do seu organismo em consideração. Outro ponto importante é que a transição entre rotinas alimentares muito diferentes não deve ser feita de forma brusca – dessa forma, você tem muito mais chances de permanecer com os novos hábitos.