O que é marinar e por que apostar nessa técnica ao preparar carnes
Na hora de preparar carnes vermelhas, frangos e peixes, não tem como abrir mão de uma boa marinada – que concede mais sabor e maciez ao alimento. Para quem não sabe, a técnica de marinar consiste em deixar a carne de molho em um mix de temperos (vinagre, cebola, alho, sal, cheiro-verde e por aí vai). É comum, por exemplo, fazer uma marinada com suco de limão, alho, sal e ervas para dar mais sabor ao frango. Fica uma delícia! Para que você aprenda mais sobre essa técnica de culinária, nós fizemos uma matéria sobre a importância de marinar os alimentos antes do cozimento. Confira!
Afinal, por que é importante marinar carnes?
Marinar carnes antes de iniciar o preparo é importante para amaciar, conceder sabor e, até mesmo, preservar o alimento por mais tempo. Vale lembrar que você precisa levar em conta o tipo de corte antes de fazer a marinada. Para temperar um lagarto grande, por exemplo, a nossa sugestão é fazer uma marinada com azeite, alho, cebola, pimenta-do-reino, cheiro-verde e vinho tinto seco para dar o toque final. Faça furos em toda a carne para que, assim, o tempero adentre bem na peça. Uma boa dica, inclusive, é deixar o lagarto marinando por entre 12 e 24 horas. Fica uma delícia!
Marinadas de suco de limão, laranja ou vinagre ajudam a amaciar carnes mais duras
Usar frutas cítricas para amaciar e limpar carnes duras é uma ótima dica, sabia? Por ser bem ácido, o suco de limão ajuda a amolecer as fibras dos alimentos e concede um sabor interessante. Você também pode usar suco de laranja, abacaxi ou até mesmo vinagre, que também são ótimos para amaciar e – quando combinados com as especiarias e temperos certos – compõem uma marinada deliciosa. Vale destacar que as carnes mais duras, como lombo, lagarto e fraldinha, são as que mais precisam ficar marinando.
Todas as carnes precisam passar pela técnica de marinação?
É importante destacar que você não precisa marinar todos os tipos de carnes, ok? Peças de picanha, filé mignon ou costela, por exemplo, tendem a ficar mais saborosas quando não recebem uma marinada. Caso você deixe essas carnes “de molho” no limão ou vinagre, por exemplo, elas podem perder o sabor e a textura.
A nossa sugestão, nesse caso, é aplicar temperos específicos. Para fazer churrasco com picanha, por exemplo, use apenas sal grosso – fica bem saboroso! Você também pode colocar um pouco de alecrim, azeite, alho e cebola para dar um sabor a mais.
Quais são os principais ingredientes usados no preparo de marinadas?
Vale destacar que não existe regra para criar a marinada perfeita – basta usar os temperos que você mais gosta para fazer um mix bem saboroso. De qualquer forma, existem alguns ingredientes que se destacam na hora de marinar: suco de limão, laranja, vinagre, vinho tinto ou branco, iogurte, molho shoyu e mostarda.
Sucos de frutas, em especial, são fontes de vitamina C, flavonoides (substâncias com ação antioxidante e anti-inflamatória) e minerais importantes, como potássio, cálcio e magnésio. Por isso, eles são ótimos para o preparo de marinadas, pois fornecem vários nutrientes (e mais sabor, claro) para os diferentes alimentos. O mesmo serve para o iogurte, que é fonte de cálcio, vitaminas A, do complexo B, potássio e fósforo – nutrientes que não podem faltar na alimentação diária.
Para incrementar a marinada, você também pode acrescentar alho, cebola, salsinha, cebolinha, cominho, páprica, pimenta (do-reino, malagueta ou dedo-de-moça, por exemplo), gengibre, alecrim e outras especiarias. O cheiro-verde, em especial, é um tipo de tempero altamente nutritivo: rico em fibras, proteínas, cálcio, ferro, potássio, vitaminas A, B, C e E. Não é pouca coisa, né?
O gengibre, por sua vez, tem propriedades medicinais, pois atua como anti-inflamatório (é ótimo para dor de garganta), acelera o metabolismo, combate sensações de náusea e, ao mesmo tempo, concede um sabor interessante às carnes. Para fazer uma marinada saudável, a nossa sugestão é justamente apostar em um mix de ervas e temperos que agreguem nutrientes às receitas.