Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
O que é nibs de cacau? 5 benefícios desse alimento ideal para fãs de chocolate
Guia Culinário 02/09/2020

O que é nibs de cacau? 5 benefícios desse alimento ideal para fãs de chocolate

Crocantes e com sabor semelhante ao do chocolate amargo, as nibs de cacau são ótimas opções para o lanche da tarde, pois contêm fibras, antioxidantes, são livres de açúcar e funcionam como uma ótima opção de tira-gosto (já que são saudáveis e saborosas). Obtidas a partir da secagem dos grãos de cacau, elas são altamente nutritivas e podem, inclusive, substituir o chocolate na hora da sobremesa. Quer aprender mais sobre as nibs de cacau e conhecer seus benefícios? É só continuar lendo!

Afinal, o que é nibs de cacau?

Para quem não sabe, as nibs são basicamente fragmentos de cacau fermentado e triturado. Durante o processo de preparo, as amêndoas de cacau são submetidas a várias etapas (fermentação natural, secagem sob o sol, torragem em fornos a 160°C e, por fim, trituração) que resultam em pedaços pequenos, torrados e bem nutritivos de cacau. As nibs possuem um sabor bem amargo e podem ser usadas em diversas receitas (como bolos e cookies) como substitutas do chocolate. Interessante, né? Agora que você já sabe do que se trata esse alimento, hora de conhecer 5 de seus benefícios!

1. Nibs de cacau ajudam no controle do colesterol e do índice glicêmico

Por terem um alto teor de fibras em sua composição, as nibs de cacau são ótimas para o controle do colesterol (o que é fundamental para a saúde do sistema circulatório) e do índice glicêmico (importante para quem tem diabetes). Além disso, as fibras são indispensáveis para o bom funcionamento do intestino e do sistema digestório como um todo.

2. Melhoram o humor e a disposição

Por serem obtidas a partir das sementes de cacau, as nibs também dispõem de triptofano, aminoácido precursor da serotonina (que, por sua vez, é conhecida como “hormônio da felicidade”). Para quem não sabe, a serotonina é responsável por regular o humor, o apetite, o sono e por inibir sensações de ira e estresse, por exemplo. Por isso, ela é tão importante para a saúde e bem-estar dos indivíduos. Interessante, né?

3. Têm alto teor de flavonoides, substâncias com ação antioxidante

As nibs de cacau são fontes importantes de flavonoides – um tipo de antioxidante – que fazem bem para a saúde da pele, dos cabelos, órgãos e do organismo como um todo. Os antioxidantes ajudam a prevenir o envelhecimento precoce e a degeneração das células de uma forma geral. Eles também mantêm o sistema de defesa do corpo fortalecido, sendo indicados para prevenir gripes, resfriados e outras doenças.

4. São fontes de minerais importantes, como magnésio, fósforo, cálcio e potássio

Além de ter um alto teor de fibras e antioxidantes, as nibs de cacau são fontes de diferentes minerais, como magnésio (importante para o sistema circulatório), potássio (fundamental para a saúde dos músculos), cálcio e fósforo (indispensáveis para a saúde dos ossos). Por fornecerem tantos nutrientes importantes, as nibs de cacau são muito indicadas para complementar a dieta do dia a dia.

5. Nibs de cacau auxiliam na perda de peso

Outro fator interessante das nibs de cacau é que, por terem alto teor de fibras e flavonoides, elas auxiliam no processo de perda de peso – as fibras são importantes para manter o metabolismo acelerado e os antioxidantes contribuem para a queima de gorduras. Por isso, caso a pessoa precise perder peso, uma ótima dica é incluir nibs de cacau nos lanches e cafés da manhã.

Aprenda receitas com nibs de cacau

Que tal aprender receitas com nibs de cacau para incluir na alimentação diária? Você pode usá-las no preparo de massas de bolos e cookies ou até mesmo em vitaminas e smoothies (como substitutas do chocolate). Outra sugestão interessante é usar as nibs para preparar caldas, brigadeiros e outros docinhos de festa. A receita de paçoca de nibs, por exemplo, fica bem saborosa e é supersimples de fazer: basta bater as nibs com algum tipo de açúcar (de coco ou demerara, de preferência) e, depois, formar as paçoquinhas com as mãos e levar para assar no forno. Vale a pena experimentar!