O que é sustentabilidade? Entenda seu conceito e como aplicá-la
Ter um estilo de vida sustentável significa, basicamente, usufruir dos recursos naturais de forma consciente e responsável – isto é, preocupando-se sempre com o meio ambiente. Na prática, a sustentabilidade propõe hábitos simples, como não desperdiçar água (tomando cuidados básicos no dia a dia de casa), reciclar o lixo, aproveitar todas as partes dos alimentos (cascas e talos, por exemplo) e também buscar meios de transporte mais ecológicos (como a bicicleta). Então, para te incentivar a seguir uma linha mais ecofriendly, nós preparamos uma matéria falando mais sobre o que é sustentabilidade e como aplicá-la na prática. Confira!
Afinal, o que é sustentabilidade e o que ela propõe?
O termo sustentabilidade, para quem não sabe, é usado para definir um conjunto de ações, hábitos e atividades que visam atender às necessidades de sobrevivência da sociedade (como alimentação e transporte), mas sem comprometer de forma alguma o futuro das próximas gerações. Um desenvolvimento sustentável propõe justamente medidas que preservem o meio ambiente – como buscar fontes de energia renováveis – e, consequentemente, garantem uma maior conservação dos recursos naturais.
Dicas de como ser mais sustentável no dia a dia
Existem pequenas ações e hábitos sustentáveis que podemos incluir de forma simples na rotina diária, basta um pouco de esforço e organização! Aqui, nós preparamos uma lista com dicas simples de como buscar um estilo de vida mais ecológico.
Evite o desperdício de alimentos
Uma das principais dicas para ser mais sustentável é evitar ao máximo o desperdício de alimentos. Por isso, tente sempre comprar a quantidade certa de comida que irá consumir e, de preferência, aproveite os alimentos em sua totalidade. Você pode usar cascas, talos e outras partes geralmente descartadas dos vegetais para preparar sucos, vitaminas e diferentes receitas no dia a dia.
Tenha uma horta caseira
Que tal ter uma pequena horta em casa com frutas, legumes, verduras, temperos e diferentes hortaliças? Assim, você consegue produzir exatamente o que consome e ainda ter uma dieta mais saudável, compondo um cardápio apenas com alimentos orgânicos.
Separe o lixo para a reciclagem
Descartar o lixo de forma correta também é um hábito importante para reduzir os impactos negativos no meio ambiente. O material orgânico, por exemplo, pode ser transformado em adubo no processo de compostagem. Já vidros, plásticos, metais e papeis devem ser descartados separadamente e encaminhados para centros de reciclagem. Vale destacar, ainda assim, que itens como pilhas, baterias, lâmpadas fluorescentes, termômetros e medicamentos devem ser descartados separadamente, pois são considerados lixo tóxico.
Economize água em casa
Você sabia que não é muito difícil diminuir os gastos com a água em casa? Tomando pequenas atitudes – como reaproveitar a água da máquina de lavar para limpar os pisos ou lembrar de fechar a torneira enquanto lava a louça e escova os dentes – é possível diminuir o desperdício de água e ter uma rotina mais sustentável.
Dê preferência aos meios de transporte coletivos e à bicicleta
Para diminuir a emissão de CO2, outra dica interessante é dar preferência sempre aos meios de transporte coletivos e, quando possível, recorrer à bicicleta como meio de transporte. Dessa forma, inclusive, você também aproveita para fazer um exercício físico e se manter saudável. Apesar de parecer uma atitude simples, essa mudança faz bastante diferença em termos ecológicos!
Obs.: Existem outras atitudes que você pode adotar para ter um estilo de vida mais sustentável, como diminuir o consumo de carne, dar preferência aos produtos orgânicos (que são produzidos em circunstâncias mais sustentáveis), evitar o uso de sacolas plásticas (optando pela ecobag), buscar ser menos consumista e até mesmo usar a criatividade para reaproveitar itens que iriam para o lixo (como potes e garrafas) para fazer objetos novos. Através dessas pequenas mudanças, é possível ter um vida bem mais ecofriendly!