O que fazer quando come demais e passa mal? Veja dicas para se sentir melhor
Exagerar demais na comida ou se alimentar de forma rápida pode desencadear problemas no aparato gastrointestinal, como azia, náusea, dor e dilatação abdominal. Por isso, é muito importante montar sempre pratos equilibrados (preferencialmente coloridos), sem abusar muito nas quantidades. Mas o que fazer quando se come demais e passa mal em seguida? Existem chás medicinais e truques que podem amenizar esse tipo de problema? Para saber mais sobre o assunto, nós conversamos com a nutricionista Patrícia Brotherhood, que deu ótimas dicas de como tratar mal-estar após exagerar na comida. Confira!
Afinal, o que fazer quando come demais para aliviar o mal-estar?
De acordo com a nutricionista, o mais importante é tentar ao máximo ter uma dieta equilibrada e tomar cuidado com o cardápio que seleciona diariamente. “A digestão começa desde a escolha dos alimentos, pois você é o que você absorve”, afirma a profissional. Ainda assim, vale lembrar que existem meios de amenizar náusea, azia e dor de estômago após exagerar na comida. Confira as principais dicas:
Aposte em chás digestivos
“Tome algum chá digestivo, como o de hortelã, espinheira santa, camomila e boldo. O de hortelã, por exemplo, é antiemético (combate a náusea) e auxilia bastante no funcionamento intestinal. O de espinheira santa, por sua vez, tem efeito sobre a produção do ácido clorídrico no estômago, auxiliando no tratamento da gastrite. A camomila é digestiva, espasmolítica e calmante. Já o boldo auxilia na digestão de gorduras e melhora desconto de gases”, recomenda.
Faça um shot de limão digestivo
Outra dica que a nutricionista destaca é apostar em misturas (em especial com frutas cítricas) que auxiliam no processo de digestão. “Faça um shot digestivo: esprema meio limão, misture com ½ colher de chá de gengibre e 50 ml de água. Outra dica interessante é comer uma maçã”, sugere Patrícia.
Evite tomar café, refrigerantes e alimentos muito gordurosos
Além de tomar chás ou shots digestivos, outra dica importante é evitar certos alimentos que possam sobrecarregar o sistema digestivo e contribuir para a formação de gases, por exemplo. “Evite tomar café, refrigerantes, gorduras e frituras, vinagre (ou produtos em conserva que usam vinagre), chocolate e bebidas alcoólicas”, destaca a nutricionista.
Tenha atenção com a mastigação e a velocidade que come
Para evitar que esse tipo de problema se repita, é importante ter atenção nas próximas refeições – principalmente quanto aos alimentos consumidos, à velocidade e à mastigação, para facilitar, dessa forma, o processo digestivo. “Tenha atenção à velocidade que come, pois você pode estar ingerindo ar ao comer e falar ao mesmo tempo. Lembre-se de mastigar bem. Essa é uma etapa fundamental para a boa digestão. Outra dica importante é evitar refeições muito volumosas e líquidos junto às refeições. Após comer, evite deitar em seguida, se for inevitável, fique virado para o lado esquerdo (por conta da posição do estômago)”, explica a profissional
Observe a constância dos sintomas e procure atendimento médico
Caso você perceba que o mal-estar pós-refeição vem se repetindo frequentemente, de forma regular, é muito importante tomar certos cuidados e procurar ajuda, ok? A nutricionista destaca que certos sintomas podem ser indícios de problemas maiores e devem ser investigados.
“Tente observar após que tipo de refeição esses sinais costumam aparecer, se são eventuais ou constantes. E atente-se para descobrir se algum alimento parece piorar o quadro. Observe se há outros sintomas: fezes alteradas, dor de cabeça ou alergias. Vale lembrar que intolerâncias alimentares, alergias, doenças inflamatórias, disbiose (desequilíbrio de bactérias no estômago ou intestino) e várias outras patologias podem desencadear sintomas gastrointestinais. Por isso, caso o problema seja constante, procure um médico gastroenterologista para o diagnóstico correto. Não se esqueça de também procurar a ajuda de um nutricionista para avaliar seus hábitos alimentares”, finaliza Patrícia.