
O que tomar para garganta inflamada? Chás e sucos para diminuir o desconforto
Muitas pessoas têm dúvidas sobre o que comer com a garganta inflamada, problema que costuma surgir quando as temperaturas baixam mais, geralmente no outono ou no inverno. O desconforto causado pelo inchaço causado na mucosa que reveste a garganta e a irritação no local fazem com que o apetite diminua e que haja alguma dificuldade para engolir os alimentos. Mas não se engane: é justamente uma alimentação equilibrada, repleta de vitaminas e minerais, que vai fazer com que o quadro melhore mais rapidamente.
As propriedades anti-inflamatórias dos alimentos também podem ser aproveitadas por meio de chás e sucos, que são mais fáceis de deglutir quando a garganta dói. Vale ressaltar que as bebidas devem ser consumidas em temperatura amena: nem quentes demais no caso dos chás, nem gelados demais no caso dos sucos. Veja a seguir algumas opções para preparar em casa!
Chá para garganta inflamada: aposte na mistura de limão, alho e gengibre
A vitamina C presente no limão é muito importante para proteger o corpo contra doenças oportunistas, que se desenvolvem quando a imunidade está baixa, mas também é verdade que ela pode ajudar a abreviar um quadro de gripe, resfriado ou inflamação da garganta que já está em curso. Mas ele não atua sozinho!
O gengibre é outro ingrediente com propriedades anti-inflamatórias. O gingerol, que concede a cor amarela e o sabor picante característico da raiz, é antioxidante e fortalece o sistema imunológico. Para completar, a alicina presente em um dente de alho já é capaz de eliminar bactérias e germes que provocam a irritação na garganta. Veja a seguir como preparar esse chá, que além de terapêutico também é muito saboroso.
Ingredientes
- Suco de meio limão tahiti orgânico Taeq;
- 1 pedaço de aproximadamente 1cm de gengibre orgânico Taeq;
- 2 dentes de alho orgânico Taeq levemente amassado;
- 200ml de água mineral.
Como fazer: em uma panela, acrescente a água e os dentes de alho. Deixe esquentar até quase ferver e desligue o fogo. Junte o suco de limão e o gengibre em pedaços, tampe e espere amornar, por cerca de 10 minutos. Coe e beba na mesma hora. Faça um chá fresco sempre que for bebê-lo novamente, mas não tome mais que 3 xícaras por dia.
Sucos para garganta inflamada: maçã, hortelã, abacaxi e mais
Além de se hidratar muito bem com água, apostar em sucos naturais é mais uma forma de acelerar o processo de recuperação de uma inflamação na garganta. A boa notícia é que existem várias opções de suco bom para garganta inflamada que você pode preparar com as polpas Taeq. Veja algumas sugestões a seguir:
Suco de abacaxi com hortelã: a fruta é uma boa fonte de vitamina C e a hortelã tem propriedades analgésicas e anti-inflamatórias. Bata a polpa de abacaxi com hortelã Taeq com água de coco para ter um suco ainda mais saudável;
Suco de maçã: a maçã é capaz de promover uma espécie de limpeza na garganta, melhorando a voz. Bata pedaços da fruta com água no liquidificador ou aposte no suco de maçã integral Taeq;
Suco de acerola e laranja: a combinação de duas das frutas com maior teor de vitamina C na natureza também pode ser encontrada em forma de polpa. Bata no liquidificador com água e morangos orgânicos.