Os 7 pecados capitais que conseguimos evitar através da alimentação saudável!
Luxúria, avareza, gula, ira, preguiça, vaidade, inveja… Os denominados “7 pecados capitais” passam tão perto do nosso dia a dia que às vezes nem percebemos se estamos ou não cometendo alguns. Em relação a nossa alimentação, por exemplo, os hábitos e vícios de tudo aquilo que comemos, reflete diretamente na saúde. Por isso, seguir os mandamentos de uma alimentação saudável também pode ser um “santo remédio” para conquistarmos o mais verdadeiro sentido de bem-estar e qualidade de vida.
Quem nunca “pecou” com a própria alimentação que atire a primeira pedra! Não é todos os dias que dá para seguir à risca uma refeição natural, saudável, e fugir das tentações industrializadas, não é mesmo? A nutricionista Daniella Chein nos ajudou a encontrar algumas soluções para evitar os pecados capitais ou, pelo menos, torná-las um pouco mais virtuosas em nossa alimentação. Veja abaixo!
Os pecados capitais e a alimentação saudável
1 – Luxúria: Se for para aumentar a sensualidade e estimular a libido, que seja de forma saudável e natural! Alguns alimentos proporcionam uma dose extra de estímulo para as suas relações, como por exemplo, o chocolate, que liberam a serotonina, responsável pela sensação de prazer. “Prefira os chocolates com mais de 65% de cacau ou os chocolates amargos. Eles contêm mais cacau em sua composição e menos açúcar, o que, por consequência, engorda um pouco menos”, indica a Daniella Chein.
2 – Avareza: Se chegou a hora de ser um pouco mais econômico, é a sua chance de usufruir mais dos nutrientes dispostos. Já pensou em utilizar o alimento de forma integral? Talos, cascas e folhas da batata, berinjela, beterraba, cenoura, brócolis, rabanete e couve podem ser ingredientes de deliciosas receitas e acrescentam minerais e vitaminas aos pratos.
3 – Gula: Quem nunca cometeu esse excesso? Comer mais do que o necessário, contudo, gera efeito contrário a saciedade. Por isso, precisamos escolher os alimentos que nos proporcionar maior satisfação e menor fome, como aqueles ricos em fibras, frutas em geral. Os cereais, a aveia, e os vegetais também estão incluídos nessa lista.
4 – Ira: Quando perdemos a calma em alguma situação, acabamos, muitas vezes, descontando na comida. Por isso, serenidade! A paciência é sabia e para controlar a ansiedade e raiva, existem alimentos donos de nutrientes que nos ajudam a relaxar. O abacate, por exemplo, que é rico em glutationa, reduz o efeitos do estresse ou seja, te deixa mais feliz. Outro conhecido ingrediente é o maracujá, que tem efeito calmante por conter substâncias como alcaloides e flavonoides.
5 – Preguiça: Mais disposição. Uma alimentação saudável também contribui e muito para a nosso ânimo. Abuse dos alimentos que lhe forneça energia, tais como: açaí, banana, guaraná, chá verde e as oleaginosas, que possuem magnésio, cobre e selênio e ajudam diminuir o estresse e melhoram a produção energética no corpo.
6 – Vaidade: E por falar em vaidade, difícil encontrar alguém que não queira estar com pele e cabelos saudáveis, não é? Essa é a deixa para incluir alimentos fontes de vitaminas A, B e C, minerais como zinco, potássio, ferro e cálcio, além dos ácidos graxos são eles: Salmão, nozes, cenoura, cebola e vegetais de folhas verdes, como salsa, espinafre e repolho.
7 – Inveja: Nada como estar de bem consigo mesmo para não ficar de olho nos outros! Alimentos fontes de antioxidantes como a couve, alho, gengibre, ovo, semente de linhaça, tomate ajudam a prevenir o envelhecimento precoce das células, além disso, uma alimentação saudável, fonte de bons nutrientes irá beneficiar o seu corpo de uma forma geral, aumentando a sua autoestima e confiança em você mesmo!