Os benefícios da pupunha e como usar essa fruta nas receitas
Você já ouviu falar na pupunha? Neste caso, não se trata do palmito (que também recebe este nome), mas sim de uma frutinha laranja e redonda que é rica em nutrientes fundamentais. Também chamada de chontaduro, ela é fruto da pupunheira, uma árvore da região amazônica que fornece o palmito pupunha. Interessante, né? Para que você conheça a fundo a fruta pupunha e saiba como usá-la no dia a dia, a gente listou seus benefícios e ideias de receitas fáceis para o dia a dia. Confira!
Pupunha é fonte de minerais como ferro, potássio e cálcio
Incluir frutas na dieta é sempre uma boa opção – afinal, elas fornecem vitaminas, minerais e têm um sabor adocicado sem igual. Mas, além de comer as mais tradicionais (como maçã e banana), você também pode variar nos frutos, optando por aqueles mais exóticos para diversificar a rotina. A fruta pupunha, neste caso, é uma das melhores escolhas. Além de saborosa, ela é fonte importante de ferro, potássio e cálcio. Esses minerais são indicados, respectivamente, para a saúde do coração, dos músculos e ossos. Por isso, é muito importante incluí-los na alimentação diária, ok?
Fonte de fibras, a pupunha garante saciedade e é indicada para a perda de peso
Além de ser fonte de minerais importantes, a pupunha também é rica em fibras alimentares. Por isso, ela concede mais saciedade e ajuda no funcionamento do intestino. Quem precisa perder peso, por exemplo, pode incorporar essa frutinha ao dia a dia – no café da manhã, lanche da tarde, em forma de suco, in natura ou até mesmo como geleias. São muitas as alternativas possíveis para o consumo da pupunha!
Fruta tem grande concentração de vitaminas A e C
Outro ponto interessante é que a pupunha tem grande concentração das vitaminas A e C – ou seja, fortalece a imunidade contra agentes infecciosos e também é fundamental para a saúde da visão. A vitamina A, em especial, é importante para a saúde dos olhos, pois atua protegendo a córnea contra problemas como catarata e degeneração macular. Os antioxidantes presentes na fruta são importantes para fortalecer o sistema imunológico e, ao mesmo tempo, combatem o envelhecimento celular.
No Norte do Brasil, a fruta é cozinhada na água e muito consumida no café da manhã ou lanche da tarde
Pouco conhecida no Sul e Sudeste do Brasil, a pupunha é uma fruta que faz bastante sucesso no Pará, Amazonas e em outros estados do Norte brasileiro, onde ela é consumida de diversas formas: in natura, em doces, sucos e por aí vai. Essa frutinha também costuma ser cozida na água e, então, consumida no café da manhã ou lanche da tarde acompanhada de café preto. Bem diferente, né?
Você pode fazer pudins, bolos e geleias de pupunha
Que tal preparar receitas diferentes usando a pupunha? Você pode fazer um pudim, bolo, torta e até uma geleia usando frutas variadas. O ideal, no entanto, é sempre recorrer a ingredientes integrais e mais saudáveis durante o preparo. Para o bolo, por exemplo, tente dar preferência à farinha de aveia e ao açúcar de coco ou demerara no preparo. Assim não tem erro!