Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Guia Culinário 29/01/2020

Os benefícios do arroz selvagem e como prepará-lo sem mistérios

Sofisticado, saborosamente marcante e único. Se você nunca provou o arroz selvagem (ou nunca ouviu falar sobre), esse é o seu momento! Preto como o arroz integral negro e consumido como o arroz branco comum, esse tipo de cereal é, na verdade, a semente de uma grama aquática. Apesar de exótico, o arroz selvagem é considerado superior à maioria dos grãos por diversos nutricionistas e reúne boa parte dos nutrientes indispensáveis para o nosso dia a dia. Quer saber mais ele? Então confira a matéria!

Arroz selvagem é rico em proteínas, fibras, minerais e vitaminas

Consumido majoritariamente na América do Norte e no Oriente Médio, o arroz selvagem possui aproximadamente 7 gramas de proteínas por porção, altos níveis de potássio e zinco, vitaminas A, B, C e E e muitas fibras alimentares. E além de todos esses compostos essenciais para a saúde, ele é baixo em calorias, carboidratos e sódio! Por isso, é superindicado para os que precisam regular o nível de glicose no sangue.

Cereal é extremamente importante para o nosso corpo

Retardar o envelhecimento das células e inibir uma série de doenças é uma das especialidades deste cereal! Com 30 vezes mais antioxidantes do que o arroz branco, o alimento protege todas as células sadias do organismo agindo fortemente contra ação de radicais livres – da mesma forma que os demais alimentos conhecidos por essa característica. Ele também é benéfico para a saúde cardíaca, atua no processo digestivo e ajuda a equilibrar os níveis de água no corpo.

Como preparar o arroz selvagem?

Diferente dos seus semelhantes, o arroz selvagem raramente é servido puro. Ele é misturado com outros tipos de cereais – como o próprio arroz branco e o arroz 7 grãos -, grão de bico, feijão fradinho, lentilha, soja e várias oleaginosas.

O modo de preparo é bem semelhante ao do arroz integral. Primeiro, você deve fazer um refogado de alho, cebola e óleo de coco em um panela e quando a cebola estiver bem douradinha acrescentar algumas xícaras do arroz. Depois, mexa por um tempo e até que os sabores se incorporem, encha a panela com água próxima ao topo e coloque uma pitadinha de sal.

O arroz selvagem costuma levar bastante tempo cozinhando até que atinja o ponto correto – ele não deve ser tão delicado como o branco e nem tão ‘al dente’ como o arroz de risoto. Por isso, deixe-o em fogo baixo por mais ou menos 45 minutos e verifique a sua consistência de tempos em tempos. Quando estiver pronto, escorra e misture-o com outros cereais.

Dica: Para potencializar o seu, esprema uma banda de suco de limão por cima do prato pronto. Pode confiar que fica uma delícia!

Obs.: O arroz acompanha muito bem proteínas (frango, carnes e peixes), batatas assadas, mandioca e carboidratos em geral.