Os benefícios do matcha, chá que ajuda a relaxar e a dar foco
Se você já ouviu falar na cerimônia do chá japonesa então indiretamente conhece o matcha. Embora esse ingrediente seja extraído da mesma erva do chá verde, consegue ser ainda mais poderoso que o seu parente. Isso porque seu cultivo é feito mais cedo, o que faz com que os benefícios sejam intensificados. Quer saber quais são eles? Então é só continuar lendo!
Matcha possui propriedades antioxidantes
Antes de mais nada vale a pena destacar que o matcha possui ainda mais antioxidantes que o chá verde. Isso significa que fortalece de maneira mais eficaz o sistema imunológico ao combater o excesso de radicais livres no nosso corpo. Esses, por sua vez, podem oxidar as células, gerando não só o envelhecimento precoce como colaborando para o surgimento de diversos tipos de doenças, o que inclui o câncer. Por isso, o matcha pode ser considerado praticamente uma bebida da longevidade.
Acelera o metabolismo
Outra característica do matcha é que ele acelera o metabolismo, o que contribui para a queima de gordura e, consequentemente, para a perda de peso. Mas é bom lembrar que não basta beber matcha acreditando que vai emagrecer de forma milagrosa. É preciso combinar o seu consumo com a prática de exercícios físicos e uma boa alimentação de uma forma geral para que o seu efeito seja percebido mais facilmente.
Matcha tem efeito calmante
Se você pensava que só o chá de camomila ajudava a relaxar, saiba que o preparado com matcha também cumpre muito bem essa função. Inclusive, no Japão ele é muito consumido por monges budistas, já que permite acalmar a mente, o que é essencial para o processo de meditação. Mas mesmo que meditar não seja algo que você procure, saiba que o consumo do matcha também ajuda a dar mais foco, o que é essencial não só no trabalho, mas também na vida pessoal.
É rico em clorofila e possui efeito detox
A cor verde bem forte do matcha mostra a forte presença de clorofila na bebida. Isso significa que ela não apenas é antioxidante, como já citamos, mas que também possui efeito detox. Consequentemente, ajuda a eliminar substâncias que podem ser nocivas para o organismo, como toxinas e metais pesados. Então se você é adepto da dieta desintoxicante esse é mais um motivo para adicionar o matcha na sua dieta.
Chá tem efeito diurético
Para quem possui retenção de líquidos, o matcha também pode ser um ótimo aliado, já que possui efeito diurético. Com isso, também acaba evitando a sensação de inchaço em diferentes partes do corpo.
Melhora as funções cognitivas
Como se não fosse suficiente, o matcha ainda melhora as nossas funções cognitivas. Estudos mais recentes mostram, por exemplo, que pessoas que o consomem passam a apresentar melhorias na memória e no tempo de reação, por exemplo. Além disso, outros estudos relacionam o consumo de matcha com a redução de problemas cognitivos na terceira idade.
Matcha possui alto de teor de cafeína, por isso, cuidado com o excesso
Embora apresente diversas características positivas, o matcha possui uma negativa que precisa ser ressaltada: a forte presença de cafeína. Tanto é que seu consumo não é recomendado mais do que duas vezes ao dia. Além disso, o ideal é tomá-lo pela manhã ou à tarde, e nunca antes de dormir, já que pode causar insônia. Também vale frisar que seu consumo pode causar desconforto em pessoas que estão com problemas no estômago ou há muitas horas sem comer.
Algo que merece ser explicado é que o matcha ajuda a acalmar por ter uma alta concentração de L-teanina. Já a cafeína permite que o cérebro fique mais focado. Portanto, a combinação dos dois cria uma bebida que desperta e relaxa ao mesmo tempo, e por isso é muito indicada para quem quer desestressar sem que para isso seja preciso perder a produtividade.