Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Os nutrientes do eryngui e como preparar esse cogumelo
Guia Culinário 04/08/2020

Os nutrientes do eryngui e como preparar esse cogumelo

Usar cogumelos para incrementar receitas veganas ou vegetarianas é sempre uma boa opção. Afinal, eles acrescentam muito em termos nutricionais e agregam mais sabor a diferentes tipos de prato. O eryngui, para quem não conhece, é um tipo de cogumelo específico rico em proteínas e fibras, muito indicado para o preparo de risotos e massas. Também conhecido como cogumelo cardo, o eryngui é muito utilizado pela culinária europeia e fica bem saboroso com alguns tipos de molho – como shoyu ou bechamel. Quer aprender mais sobre esse tipo de cogumelo? Nós preparamos uma matéria falando mais sobre os nutrientes do eryngui, seus benefícios e modos de preparo. Confira!

Eryngui é fonte de fibras, auxiliando no controle do colesterol e fortalecendo a imunidade

Por ter um alto teor de fibras, o eryngui auxilia no processo de digestão e também contribui para o controle do colesterol (diminui os níveis de LDL e aumenta os de HDL). Vale destacar que as fibras também são essenciais para o funcionamento do sistema imunológico e contribuem para o controle do índice glicêmico. Por isso, a nossa sugestão é passar a usar o cogumelo eryngui em diferentes receitas no dia a dia.

Cogumelo é rico em proteínas e carboidratos, sendo essencial para complementar a dieta de vegetarianos

Outro ponto interessante do eryngui é que ele é rico em proteínas – por isso, inclusive, é muito indicado para dietas veganas e vegetarianas. Junto com outros alimentos (como soja e grão-de-bico) ele ajuda a suprir a demanda do organismo por proteínas e, além disso, é rico em carboidratos (principal fonte de energia para o corpo).

Eryngui é fonte de vitaminas do complexo B, fósforo e magnésio, sendo importante para a saúde dos sistemas nervoso e ósseo

Assim como a maioria dos cogumelos, o eryngui se destaca por ter alto teor de vitaminas do complexo B. Por isso, ele é fundamental para a saúde do sistema nervoso e da musculatura. Além disso, o cogumelo é fonte de minerais como fósforo e magnésio – importantes, respectivamente, para a saúde do sistema ósseo e para o controle de glicose no sangue. Interessante, né?

Como preparar receitas com eryngui?

A melhor parte de incluir o eryngui na dieta é que ele funciona como alimento coringa. Isto é, pode ser usado para incrementar as mais diversas receitas: saladas, molhos, sopas, risotos, massas, estrogonofes e por aí vai. Para fazer eryngui grelhado, por exemplo, a receita é bem simples:

Ingredientes

– 300 g de eryngui

– Azeite

– Sal e pimenta-do-reino a gosto

Para preparar, comece cortando o cogumelo em fatias finas (no sentido do comprimento, de preferência). Depois, coloque um pouco de azeite em uma frigideira antiaderente e espere esquentar. Disponha os pedaços de cogumelo na frigideira, mantendo certa distância para que eles fritem bem. Tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto e, então, doure bem os dois lados. Você pode servir essa receita junto com uma salada ou massa. Fica uma delícia!