Os países que mais comem carne no mundo e qual a quantidade indicada pela OMS
Você já parou para se perguntar sobre quais os países que mais consomem carne no mundo? Os hábitos alimentares, de uma forma geral, dependem muito dos aspectos culturais, sociais e econômicos de cada lugar. A Índia, por exemplo, considera a vaca um animal sagrado e, por isso, o consumo de carne bovina é quase nulo no país. Interessante, né? Para que você saiba mais sobre os hábitos alimentares de diferentes lugares ao redor do globo, nós listamos os países que mais consomem carne. Confira!
1. Estados Unidos
Os Estados Unidos, para quem não sabe, se destacam por ser o país que mais consome carnes no mundo. Eles lideram o ranking divulgado pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), pois têm um consumo per capita de 98,6 kg/ ano. Os norte-americanos, de uma forma geral, têm o hábito de comer muitos hambúrgueres, churrascos e pratos com bastante proteína (carnes de diferentes tipos).
2. Austrália
Quando se trata de consumo de carnes, a Austrália é outro país que ganha bastante destaque. De acordo com o ranking feito pela OCDE, o país se encontra no segundo lugar, com o consumo de 94,6 kg/ ano por pessoa. Assim como nos Estados Unidos – e também no Brasil – os pratos australianos são muito voltados para as carnes: é comum o preparo de churrascos, hambúrgueres peças inteiras de carnes cozidas, assadas e até frutos do mar.
3. Argentina
Quem nunca ouviu falar na picanha argentina? O país sul-americano é um dos maiores produtores e consumidores de carne bovina do mundo! Segundo dados do ranking da OCDE, a Argentina ocupa o terceiro lugar, apresentando um consumo médio de 88,7 kg/ ano por indivíduo. A maioria dos pratos típicos argentinos (como o bife de chorizo e o choripán) envolvem algum tipo de carne. Não tem como negar que eles são apaixonados por esse alimento, né?
4. Uruguai
Você já experimentou as famosas parrilladas uruguaias? Elas são carnes de diferentes tipos, comumente preparadas na carrilla (churrasqueira). Assim como os brasileiros, os uruguaios adoram preparar churrascos para confraternizar entre família e amigos. De acordo com o ranking da OCDE, o Uruguai é o quarto país que mais come carne no mundo (com o consumo médio de 81 kg/ ano per capita).
5. Israel
Muita gente não sabe, mas os israelenses também estão no topo da lista de países que mais consomem carne – ocupam o quinto lugar, com um consumo médio de 80,3 kg/ ano por pessoa. Eles têm o hábito fazer churrasco e comidinhas típicas que levam diferentes tipos de carne.
6. Brasil
Você já deve ter reparado como o consumo de carne no Brasil é realmente significativo. Afinal, o nosso país – junto com a Argentina e o Uruguai – é considerado um dos maiores produtores de carne do mundo. Sendo que o Brasil possui o maior rebanho bovino atualmente – não é pouca coisa, né?
Há muitas receitas brasileiras – além da clássica feijoada ou do churrasco de domingo – que levam carnes bovinas, suínas e de aves. Justamente por isso o país se encontra na sexta posição do ranking, com um consumo médio de 78,6 kg/ ano per capita.
Qual é a quantidade de carne recomendada pela OMS?
Todo tipo de exagero costuma ser maléfico ao organismo, certo? E, quando se trata do consumo de carnes, a lógica é a mesma! De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), o recomendado é comer 70 g por dia para homens e 55 g por dia para mulheres – o que significa um bife magro e pequeno (de preferência, sem gordura). Isso significa que, por ano, homens devem consumir, em média, 25,5 kg de carne, enquanto mulheres 20 kg. Bem menos do que os países da lista consomem, né?
Além disso, a OMS também destaca a importância de evitar carnes processadas (como salsichas, linguiças, presuntos e bacon) que podem, de certa forma, aumentar a incidência de doenças como câncer, diabetes e problemas no coração.