Os tipos de erva-cidreira e as diferenças entre cada um deles
Entre as muitas espécies de plantas e especiarias medicinais que só tem a acrescentar no nosso organismo, a erva-cidreira garante um destaque especial na lista. Dona de diversos benefícios únicos, a herbácea possui propriedades naturalmente calmantes – ingeridas sobretudo sob a forma de chás – e pode ser encontrada em 4 tipos diferentes. Para entender melhor sobre cada um dos tipos de erva-cidreira, dá uma olhada na matéria!
‘Erva-cidreira verdadeira’, ou melissa, é o tipo mais comum da planta
Conhecida também como cidreira, melissa ou Melissa officinalis (nome científico da planta), a “cidreira verdadeira” é o tipo mais comum da erva. Parente da família das hortelãs, a planta varia entre 30 a 60 cm de altura e tem como origem principal algumas regiões da Europa e da Ásia. Suas folhas frescas são comumente utilizadas para o preparo de chás, sendo indicadas para auxiliar no tratamento de ansiedade, depressão e insônia.
Cidrão de árvore, ou cidró, é um tipo de erva-cidreira utilizado para aromatizar ambientes
Nativa da América do Sul, a espécie Aloysia triphylla – popularmente chamada de cidrão, cidrão de árvore, cidró ou cidrozinho – é a mais aromática de todas as ervas cidreiras. Quando as suas folhas estão secas, o cidrão exala um forte aroma citral, muito utilizado para aromatizar ambientes. Mas não é só isso que a planta tem para oferecer: a espécie também possui propriedades medicinais, é usada para aliviar febres e atua como um digestivo ou sedativo leve.
Cidrila, cidreira brava ou erva-cidreira brasileira é a famosa ‘falsa melissa’
Se você já escutou alguém dizer que vai tomar um chá de “falsa melissa”, saiba que estão falando da erva-cidreira brasileira, cidrila ou da cidreira brava. Chamada por muitos nomes além destes, a erva é nativa de todo o território brasileiro e não possui um aroma tão característico quanto os outros tipos de cidreira. Mesmo assim, ela é extremamente requisitada quando se trata de aliviar dores menstruais e o estresse.
Capim-limão, capim-cidreira, capim-santo ou capim-cidró pode ser utilizado como em diversas receitas
Com características físicas totalmente diferentes dos outros três tipos de erva-cidreira, o capim-limão costuma crescer como um tufo de moita rasteira. Ele se destaca devido ao seu perfume e sabor cítricos, bem similar ao do limão, e é frequentemente utilizado na gastronomia para fazer bolos, sucos, chás e bebidas em geral. Nativa das regiões tropicais da Ásia, a herbácea é rica em vitaminas A, B e C, sais minerais – como magnésio, zinco e ferro – e propriedades analgésicas que ajudam a tratar dores, baixa imunidade e insônia.