Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Ovo: 5 formas saudáveis e práticas de preparar esse alimento rico em proteínas
Guia Culinário 20/02/2019

Ovo: 5 formas saudáveis e práticas de preparar esse alimento rico em proteínas

Um dos alimentos mais queridos e nutritivos do mundo, o ovo é aquele ingrediente que combina com a maioria dos pratos – podendo ser servido no café, almoço, lanche e janta. Sem falar que ele é uma das principais fontes de proteínas, vitaminas e minerais essenciais para o nosso corpo, sabia? Além de ser bem levinho e fácil de preparar, claro. Para além do clássico “ovo frito”, existem diferentes versões desse alimento que ficam deliciosas. Quer conhecer algumas? A gente separou 5 ideias bem fáceis e saudáveis de preparar o ovo. Confira!

1. Ovo cozido é a forma mais clássica

O ovo cozido é uma das formas mais saudáveis e nutritivas de preparar o ovo, pois ele feito em água fervente dentro da casca. Além disso, o passo a passo de cozimento é bem simples: encha uma panela com água e coloque no fogo. Quando a água estiver fervendo, coloque o ovo dentro e abaixe o nível das chamas, para não correr o risco de queimar o alimento. Caso você queira que a gema endureça, o ideal é deixar cozinhando por cerca de 12 minutos. Já para uma consistência mais mole, deixe apenas por 5 minutos. Depois, é só tirar o ovo da panela, remover a casca, temperar com sal e outras hortaliças e servir da forma que preferir. Bem básico e delicioso!

2. Ovo poché é preparado na água quente

O ovo poché também é uma receita bem interessante, na qual o ovo é cozinhado dentro da água, só que sem a casca. O modo de preparo é super-rápido: você precisa quebrar o ovo em um recipiente (tomando cuidado para não desfazer a gema) e, depois, colocar em uma panela com água quente. Só tome cuidado para a água não ferver em momento nenhum, senão a receita fica comprometida!

Neste modo de preparo, a gema e a clara ficarão soltas na água (sem a proteção da casca), de modo que cozinharão mais rápido. Por isso, o ideal é deixar o ovo mergulhado na água por cerca de 5 ou 7 minutos e, depois, tirar com a ajuda de uma colher grande com furinhos, para que a água escorra. Muita gente também acrescenta vinagre para auxiliar no cozimento do ovo, então fica por sua conta! Depois de tirar o alimento do fogo, você pode temperá-lo com sal, pimenta e outros ingredientes que preferir. Essa receita pode ser servida com uma torrada integral, que é perfeita para o lanche da tarde, ou com uma salada na hora da janta. Não tem erro!

3. Omelete com tomate, cebola e hortaliças fica mais nutritiva

As omeletes são pratos bem simples e nutritivos para o café da manhã, pois consistem na mistura do ovo com outros ingredientes supersaudáveis e saborosos. Preparar essa receita também é bem fácil: você precisa bater os ovos em um prato e, depois, colocá-los em uma frigideira antiaderente com um pouco de azeite ou óleo de coco, que são opções mais saudáveis que o óleo comum de cozinha. Depois, é só ir acrescentando tomate e cebola picados, sal, pimenta, queijo minas e até mesmo alguns legumes, como a cenoura e a abobrinha que ficam deliciosas. Você pode acrescentar os ingredientes que preferir, não tem erro!

4. Ovo cocotte é preparado em banho-maria

O ovo cocotte, assim como o poché, é um prato tipicamente francês que tem um modo de preparo especial: ele é cozinhado em banho-maria, dentro de um potinho (cocotte) junto com outros ingredientes. O lado bom é que ele também é superfácil de preparar, pois você só precisa quebrar o ovo no cocotte e adicionar os outros ingredientes (azeite, alho espremido, sal noz moscada, salsinha, creme de leite e queijo ralado a gosto). Depois, é só deixar o pote em banho-maria por cerca de 20 minutos, sem misturar os ingredientes.

Obs.: Para que essa receita fique mais saudável, uma sugestão é optar por ingredientes mais naturais e pouco gordurosos, como salsinha, alho e outras hortaliças, como a pimenta. Você pode servir o ovo cocotte como entrada para o jantar ou até mesmo como um lanche da tarde. Fica a dica!

5. Ovos servidos em anéis de pimentão ou cebola ficam supersaborosos

Preparar o ovo dentro de anéis de cebola ou pimentão é ótimo para quem quer variar o paladar. Além disso, nesse modo de preparo, o ovo fica superbonito e pode ser servido como entrada para visitas. A melhor parte é que essa receita é supersimples de fazer: basta cortar o pimentão (ou a cebola) em formato de anel e colocar os pedaços em cima de uma frigideira antiaderente. Depois, é só quebrar os ovos dentro dos anéis, com um pouco de azeite, e fritar normalmente. Desse jeito, o ovo não vai se espalhar por toda a frigideira, pois vai ficar delimitado em uma área redonda por conta do anel. O mais interessante é que você pode variar no acompanhamento! Além de servir com pimentão e cebola, muita gente também prepara o ovo dentro de outros legumes e verduras. Fica uma delícia!