Para que serve a alfazema, planta usada para preparar tanto chás quanto perfumes
Conhecida por ter um aroma bem suave e agradável, a alfazema (ou lavanda) é uma planta medicinal comumente usada na confecção de perfumes, aromatizadores e diferentes produtos naturais. O que muita gente não sabe, no entanto, é que além de perfumada essa planta é ótima para o preparo de chás medicinais, pois contém propriedades relaxantes e digestivas, por exemplo. Aqui, nós explicamos para que serve a alfazema, seus principais benefícios e como utilizá-la no dia a dia.
Afinal, para que serve a alfazema?
Por conter propriedades antioxidantes, analgésicas e outras substâncias terapêuticas, a alfazema é uma planta medicinal que pode ser utilizada de diferentes formas – em sessões de aromaterapia (para tratar ansiedade, por exemplo), como perfume para a casa (o que ajuda a trazer mais relaxamento no dia a dia) ou então consumida em forma de chá, para melhorar o funcionamento do organismo. Confira os principais benefícios dessa plantinha:
1. Ajuda a combater estresse, ansiedade e depressão
Ao utilizar óleo essencial de alfazema durante o banho, ou alguma sessão de massagem, é possível relaxar tanto os músculos quanto a mente. Isso porque o aroma desta planta tem efeito calmante e analgésico. O chá de alfazema, por exemplo, é muito indicado para tratar depressão, estresse, ansiedade e até mau humor no dia a dia.
2. Auxilia no processo de digestão
Você sabia que o chá de alfazema é um ótimo aliado para o sistema digestivo? Ele ajuda a evitar a formação de gases, tem efeito anti-inflamatório e evita possíveis problemas no aparato gastrointestinal.
3. Fortalece o sistema imunológico
Por fornecer vitaminas (do complexo B e C) e agentes antioxidantes, o chá de alfazema ajuda a fortalecer o sistema de defesa do corpo – prevenindo, assim, possíveis gripes e resfriados.
4. Melhora a saúde da pele
Produtos para pele com alfazema tendem a ser muito benéficos: ajudam a limpar, acalmar e a amaciar a epiderme, evitando manchas e focos de vermelhidão, por exemplo.
5. Tem efeito calmante e sedativo, melhorando a qualidade do sono
Outro ponto positivo do chá de alfazema é que ele tem um efeito calmante e sedativo, ajudando a tratar insônia e outros problemas relacionados ao sono. Uma boa dica, inclusive, é tomar uma xícara dessa bebida diariamente à noite.
6. Ameniza dores musculares
Por ter um efeito calmante, anti-inflamatório e fornecer antioxidantes, a alfazema (seja em forma de chá ou de óleo essencial) é ótima para amenizar enxaquecas e dores musculares. Isso porque ela ajuda significativamente a diminuir a tensão corporal no dia a dia.
Como fazer chá de alfazema?
O chá de alfazema se destaca por ser bem aromático, nutritivo e fácil de preparar – basta fazer a infusão da planta e prontinho! Para usufruir bem dos seus benefícios, a principal dica é consumi-lo ainda fresco, ok?
Ingredientes
– 250 ml de água
– 1 colher de chá de alfazema picada
Para começar, ferva a água em uma panela. Quando começar a borbulhar, apague o fogo, adicione a alfazema, tampe a panela e deixe em infusão por 10 minutos. Por fim, basta coar e beber ainda quente.
Obs.: Para tornar o chá de alfazema ainda mais terapêutico, uma boa dica é usar outras plantas medicinais, como a camomila, no preparo. Assim, é possível fazer uma bebida ainda mais relaxante e calmante para tomar à noite, por exemplo.