Para que serve a chlorella? Os beneficios dessa alga altamente proteica
Você já ouviu falar na chlorella (ou clorela)? Descoberta pelos japoneses, essa é uma alga microscópica altamente enriquecida por clorofila. Encontra na água doce, a alga ficou muito conhecida devido ao seu elevado valor nutritivo – ela é rica em proteínas, vitaminas do complexo B, fibras, ferro, magnésio e iodo. E, a título de curiosidade, alguns especialistas dizem que ela é uma das formas de vida mais antigas que existe! Incrível, né? Quer conhecer mais esse micro-organismo e saber pra que a chlorella serve? Confira a matéria!
Consumir chlorella fortalece a imunidade do organismo
Fonte de agentes antioxidantes (os principais protetores do sistema imunológico), a chlorella atua fortemente contra os radicais livres que rondam o nosso organismo. E assim como outros alimentos que fortalecem o sistema imunológico, a alga impede que ocorram modificações no DNA das células, prevenindo o desenvolvimento de doenças como câncer, Alzheimer e Parkinson.
Altamente proteica, a alga pode ser útil no ganho de massa muscular
Se o seu objetivo é ganhar massa muscular, comece a apostar nessa alga. Extremamente rica em proteína, a chlorella faz parte da lista de alimentos presentes alimentação dos que desejam formar (ou fortalecer) os músculos de maneira saudável e gradual – bem como boa parte dos vegetais verde-escuros, lácteos, leguminosas e grãos integrais.
Chlorella é o vegetal verde mais rico em clorofila
Todo mundo sabe que a clorofila é a substância responsável pela pigmentação esverdeada de legumes, verduras e hortaliças. Mas poucos, de fato, reconhecem os benesses de suas propriedades. Para os que não sabem, a chlorella é considerada o alimento mais rico em clorofila que existe! Com níveis elevadíssimos da substância, a sua composição é rica em vitaminas A, C e E, proteínas e fibras.
E como qualquer outra fonte de clorofila, a alga fortalece o sistema circulatório, contribui para a absorção de ferro e oxigênio do organismo, reduz o risco de anemia e elimina as toxinas do dia a dia (possuindo uma ação desintoxicante e depurativa no corpo).
Para veganos, chlorella é uma ótima alternativa de consumo de vitamina B12
Para evitar a anemia perniciosa, é muito importante manter uma alimentação rica em vitamina B12. O problema é que as principais fontes dessa substância se encontram nos produtos de origem animal – como carnes vermelhas, aves, peixes, ovos, leites e derivados – sendo extremamente prejudicial aos adeptos do veganismo.
É justamente a partir dessa informação que nós trazemos a boa notícia: a chlorella possui uma superconcentração de vitamina B12, transformando-se em uma alternativa perfeita de consumo para os que não se alimentam de carne. Ela também é essencial – graças à vitamina – para o sistema nervoso central do nosso corpo e para o funcionamento do organismo como um todo.
Mas afinal, onde é possível encontrar a chlorella?
Comercializada como um suplemento nutricional, a chlorella é encontrada em casas e lojas naturais sob forma de cápsulas, tabletes, pastilhas ou em pó. E a boa notícia é que ela pode ser integrada em diversas refeições – além de sucos detox, vitaminas, smoothies e molhos para saladas. Mas seja qual for a forma de consumo, faça isso com a orientação de um profissional adequado!