Para que serve o ácido clorogênico e como ele pode ajudar quem tem diabetes
Quando falamos em ácidos a primeira imagem que nos vem a cabeça é a substância capaz de corroer vários tipos de materiais. Mas em relação ao corpo humano esse nome pode fazer referência a diversas substâncias que são muito benéficas para o nosso organismo. É o caso, por exemplo, do ácido graxo (ômega 3 ou 6) e do ácido fólico (vitamina B9). Mas e o que falar do clorogênico? Esse composto encontrado em plantas ajuda o nosso corpo a funcionar melhor e é especialmente indicado a pessoas que possuem diabetes.
Ácido clorogênico reduz a pressão sanguínea
Pessoas hipertensas precisam estar sempre de olho na pressão, que é naturalmente elevada. Afinal, o risco de sofrer um infarto ou algum outro problema no coração é bem maior que o do resto da população. Por isso, alimentos com ácido clorogênico são muito indicados, já que essa substância inibe a ação de uma enzima que produz hormônios responsáveis por elevar a pressão sanguínea.
É bom para quem tem diabetes
Estudos mostram que o consumo de ácido clorogênico é muito indicado a pessoas com diabetes mellitus tipo 2 (DM2) porque consegue reduzir os picos de glicose e insulina depois de uma refeição. É bom lembrar o corpo de pessoas com essa doença crônica não conseguem absorver a insulina produzida pelo pâncreas, isso quando não a produz em quantidades insuficientes. Isso acarreta em altas taxas de açúcar no sangue, que pode gerar diversos problemas de saúde e, no pior dos quadros, levar à morte.
Ajuda a controlar as taxas de colesterol
O ácido clorogênico também é muito indicado a pessoas que estão com o colesterol muito alto. Afinal, ele ajuda a reduzir os níveis do ruim (LDL) e aumentar os do bom (HDL), impedindo o acúmulo de placas de gordura nas artérias e com isso evitando diversos problemas cardíacos, como o infarto. Isso ocorre porque ele inibe a ação da HMG-CoA, enzima que produz o colesterol.
Ácido clorogênico emagrece
Embora estudos mais recentes tenham mostrado que seu consumo em excesso pode contribuir para o aumento de peso, de uma forma geral o ácido clorogênico ajuda a emagrecer. Isso porque ele evita a absorção de gordura pelo corpo, além de aumentar o metabolismo. Vale lembrar que essa é a característica que permite a perda de peso em alimentos termogênicos, já que a energia para a atividade metabólica é retirada dos lipídios (gordura).
Café e chá verde são ótimas fontes de ácido clorogênico
O que o café e o chá verde têm em comum? Bem, em primeiro lugar as duas bebidas possuem cafeína, que aumenta a disposição e atua no nosso corpo como um suplemento muscular, sendo por isso muito indicada a atletas. Além disso, são bebidas quentes, que são aconchegantes e dão a sensação de conforto. Mas um fator pouco conhecido que une esses dois alimentos é que eles são ricos em ácido clorogênico. Não é à toa que as duas bebidas são famosas por serem termogênicas, já que isso significa que elas ajudam a aumentar o metabolismo, característica desse ácido. É importante apenas lembrar que tanto o café quanto o chá verde não devem ser consumidos em excesso, pois quando ingeridos em grandes quantidades eles deixam de ser saudáveis.