Para que serve o tomilho? Descubra seus benefícios e como usá-lo nas receitas
Ainda que não tenha experimentado, você já deve ter ouvido falar no tomilho. Muito usado na Antiguidade para fins medicinais e algumas outras funções – como aromatizante de bebidas alcoólicas para os romanos e incenso para os gregos -, essa erva ainda é muito indicada para o cardápio por entregar diversos benefícios para a saúde.
Dentre eles, está o aumento da imunidade por estimular a produção de glóbulos brancos, ação antioxidante, redução da pressão arterial por diminuir o colesterol ruim ao mesmo tempo que aumenta o bom e, ainda, melhora no humor. Saiba mais sobre essas e outras vantagens do ingrediente e descubra as melhores maneiras de utilizá-lo nas refeições:
Tomilho traz benefícios para pessoas que sofrem com hipertensão
Além de seguir um tratamento específico, quem sofre com hipertensão também pode recorrer a alguns alimentos para aliviar o problema – como o tomilho. Ao ser inserido na dieta, ele funciona como um importante aliado para diminuir o nível da pressão arterial, além de também reduzir o colesterol ruim enquanto aumenta o bom.
Alimento tem propriedades antissépticas
Você sabia que o tomilho é muito usado em produtos para higiene bucal e de limpeza das mãos? Isso acontece graças à presença do timol em sua composição, uma substância cristalina com cheiro característico que conta com propriedades antissépticas para tratar infecções e matar fungos e outros micro-organismos indesejados.
Ajuda a prevenir o câncer por ter agentes antioxidantes
Por ter antioxidantes em sua composição – como é o caso dos flavonoides -, outra importante função do tomilho é ajudar a impedir a ação dos radicais livres e a proliferação de células cancerígenas. Além disso, por prevenir o chamado estresse antioxidativo, também é um aliado para impedir o envelhecimento precoce da pele.
Tomilho aumenta a imunidade e ainda melhora a circulação sanguínea
O tomilho é indispensável na dieta de quem precisa melhorar a imunidade. Isso ocorre porque o alimento é rico em vitamina C, que ajuda a estimular a produção de glóbulos brancos (leucócitos) no organismo. Mas seus benefícios para o sistema sanguíneo não param por aí: por também aumentar a produção dos glóbulos vermelhos, devido à presença de ferro e de outros minerais, a erva também é indicada para melhorar a circulação sanguínea.
Erva alivia o estresse por melhorar o humor
Muita gente não sabe, mas o tomilho também pode funcionar como um remédio para quem precisa aliviar o estresse. O motivo? Ele conta com uma substância chamada carvacrol – que, segundo estudos recentes, mostrou ser capaz de influenciar o humor, aumentando os níveis de dopamina e serotonina.
Pode ser usado em casos de envenenamento
O tomilho também ficou muito conhecido na Antiguidade por funcionar como um remédio em casos de envenenamento, já que ele conta com propriedades que ajudam a impedir a contaminação de alimentos e a descontaminação dos que já estão comprometidos.
Alimento funciona como tratamento contra problemas respiratórios
O sistema respiratório está entre os maiores beneficiados pelo consumo de tomilho. É que, por ter ação expectorante e substâncias que ajudam a combater a inflamação, ele ajuda a tratar e diminuir as chances do aparecimento de doenças respiratórias – como bronquite, asma, alergias, resfriados e sinusite.
Como adicionar o tomilho nos pratos do dia a dia?
Muito versátil, o tomilho é um ingrediente que pode ser usado de diferentes maneiras na cozinha. Ele tem duas formas diferentes – tomilho-comum e tomilho-limão – e cada uma delas é indicada para a elaboração de determinados pratos. Veja como usar cada um:
Tomilho-comum:
Conhecido pelo sabor picante e amargo, o tomilho-comum deve ser usado com cautela nos pratos. Uma boa opção é aproveitá-lo para preparar caldos ou para adicionar um gostinho extra nas carnes salpicando suas folhas pequenas por cima delas. Além disso, também pode ser servido junto com batatas, tomate e beterraba, por exemplo.
Tomilho-limão:
Além das folhas um pouco maiores que a do tomilho-comum, o tomilho-limão também se diferencia do primeiro pelo sabor cítrico. É ótimo para a preparação de molho branco e para molhos de carne em geral ou massas com um leve toque agridoce.