Pasta de amendoim é saudável?
Se perguntar se a pasta de amendoim é saudável é bem comum, afinal de contas, a versão mais conhecida do alimento é rica em açúcares e muito usada em sanduíches – principalmente nos Estados Unidos. Porém, quando não conta com açúcar em sua composição, a pasta de amendoim pode ser fonte de diferentes vitaminas e minerais e, também, gerar energia suficiente para o pré-treino e para ajudar na recuperação pós treino de quem frequenta a academia, por exemplo. Conheça, aqui embaixo, outros benefícios do ingrediente e confira, também, receitas com pasta de amendoim!
Benefícios da pasta de amendoim
Para aproveitar os benefícios da pasta de amendoim, vale reforçar que a versão escolhida deve ser a sem açúcar e ela precisa ser incluída numa dieta balanceada, de preferência aliada à prática de exercícios. A pasta de amendoim é uma boa fonte de proteínas e gorduras benéficas para o organismo e pode ajudar a lidar com a vontade de comer doces.
A longo prazo, manter a pasta de amendoim na dieta pode ajudar na perda de peso, já que ela dá sensação de saciedade. Além disso, por ser rica em proteínas e calorias, ela gera energia e também potencializa o ganho de massa muscular. Depois da musculação, ela também ajuda no processo de recuperação, reduzindo a fadiga e o cansaço.
Além disso, a pasta de amendoim é rica em fibras, ajuda na digestão e no funcionamento do intestino. Seus antioxidantes desaceleram o processo de envelhecimento precoce e as vitaminas E e do complexo B que também estão presentes na composição do ingrediente ajudam a fortalecer o sistema imunológico. Por fim, um dos componentes que também se destacam na pasta de amendoim é o magnésio, que ajuda a melhorar a saúde dos ossos e prevenir doenças como a osteoporose – principalmente em mulheres.
Quando comer pasta de amendoim?
Como já foi citado, se você pratica exercícios regularmente, a pasta de amendoim pode ser uma boa aliada no pré e no pós treino. Ela também pode aparecer em receitas diferentes no café da manhã ou no lanche da tarde e, além disso, também pode ser ingerida pura como sobremesa nos dias de mais vontade de comer doces (não mais do que uma colher de sopa, ok?). Fora de receitas, uma boa opção também é comer a pasta de amendoim no pão integral ou com grãos, já que ele também é rico em fibras e facilita a digestão.
Receitas com pasta de amendoim
Outra grande vantagem deste ingrediente é que você pode encontrar opções saudáveis e funcionais de receitas com pasta de amendoim disponíveis para diferentes momentos do dia, como bolos, sobremesas, snacks e, até mesmo, docinhos. Se você preferir opções mais simples, pode apostar nas diferentes combinações com pasta de amendoim. Aqui embaixo, confira algumas opções de receitas em que ela pode aparecer!
- Bolo de banana com pasta de amendoim
- Bebida quente de aveia e pasta de amendoim
- Docinho de pasta de amendoim
- Pão de mel recheado com pasta de amendoim
- Sorvete de chocolate com avelã e pasta de amendoim
- Fudge de pasta de amendoim
- Toast de pasta de amendoim e banana
- Cookie de pasta de amendoim com cacau
- Muffins de aveia com pasta de amendoim