Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Pepino japonês, holandês, aodai e caipira: conheça os diferentes tipos do legume
Guia Culinário 10/09/2019

Pepino japonês, holandês, aodai e caipira: conheça os diferentes tipos do legume

Você sabia que existem diferentes tipos de pepino? Esse legume (ou fruto salgado) é geralmente usado no preparo de saladas, tabules, risotos e até mesmo sucos. No entanto, o que muita gente não sabe é que existem diferentes versões de pepino – em sabores, formatos e tamanhos distintos. Quer conhecer as variações desse alimento? Nós listamos as principais delas – confira e aprenda!

Pepino aodai é um dos mais usados no Brasil

O pepino aodai é o mais usado aqui no Brasil – por isso, inclusive, ele é conhecido como pepino “comum”. O grande diferencial desse tipo é que ele costuma ter um formato mais cilíndrico e levemente comprido (em geral mede cerca de 20 cm). Além disso, ele tem uma coloração verde-escura forte e vem com frutos bem saborosos. Esse tipo de pepino é ótimo para o preparo do molho do cachorro-quente (fica uma delícia!) de saladas e pastas.

Pepino japonês (ou aonaga) é mais comprido, fino e fica ótimo em saladas

Assim como o pepino aodai, o japonês também costuma ser muito usado aqui no Brasil. Ele se destaca por ser bem fino e comprido (pode chegar até a 30 cm de comprimento). Por isso, uma boa dica de preparo é cortá-lo em rodelas finas – nesse caso, você pode preparar o pepino assado com temperos, refogado, frito na airfryer ou usá-lo para preparar a clássica salada sunomono (receita típica japonesa). Esse tipo de pepino é um dos mais saborosos e também não possui sementes, o que facilita no processo de cozimento.

Pepino caipira destaca-se por ser menor e ter uma coloração verde-clara

Diferentemente dos pepinos aodai e japonês, o tipo caipira tem uma coloração verde-clara e listras longitudinais levemente brancas. Esse pepino também é mais compacto que os demais, e costuma ter entre 12 cm e 15 cm de comprimento. Apesar de ser um pouco menos usado que o aodai, esse pepino também é bastante comum aqui no Brasil. Ele é indicado, geralmente, para o preparo de sucos detox e saladas diversas.

Pepino holandês é um dos mais consumidos na Europa

O pepino holandês se assemelha bastante ao japonês, sabia? Isso porque ele é mais comprido, fino e tem uma coloração verde-escura. Apesar de ser bem saboroso e ótimo para o preparo de diferentes receitas (principalmente saladas), ele tem pouca demanda aqui no Brasil – sendo mais usado, em contrapartida, pelas culinárias europeias. Na Espanha, em especial, muitos pratos são preparados com esse tipo de pepino. Vale a pena experimentar!

Minipepinos são geralmente usados para fazer conservas

Você já experimentou os minipepinos? Eles são colhidos de forma precoce e, por isso, costumam ser bem pequenos (chegam a no máximo 7 cm de comprimento). Na maioria das vezes, esse tipo de pepino é usado para o preparo de conservas. É dessa forma, inclusive, que se prepara o picles mais clássico, geralmente usado em sanduíches. Apesar de os mini pepinos serem ótimos para fazer conserva, também é possível usá-lo como aperitivo e tira gosto em festas e eventos – você pode colocar um molhinho para servir junto que fica uma delícia!