pH do sangue: Como manter o potencial de hidrogênio controlado com os alimentos?
Você sabe é o que o pH? A sigla que significa “potencial de hidrogênio”, tem importância vital para o funcionamento saudável do nosso corpo e seu equilíbrio pode nos livrar de diversas doenças. Não é a toa que as dietas alcalinizantes estão em evidência. Saiba mais sobre os benefícios de se manter uma dieta com foco no pH ideal!
O potencial de higrogênio é uma escala que mede o grau de acidez e alcalinidade do nosso organismo, que vai de 0 a 14 – acidez máxima e alcalinidade máxima respectivamente. “O nosso organismo possui um pH em torno de 7,35 a 7,45, ou seja, levemente alcalino e o nosso objetivo é manter o ph o mais próximo possível desse valor. Assim, conseguimos manter uma qualidade de vida melhor”, explica a nutricionista Nathana Ciniglia.
Para manter o pH no ponto ideal, devemos seguir os mandamentos de uma alimentação equilibrada. Para começar, é necessário moderar o consumo de produtos que geram acidez, tais como carne vermelha, cereais refinados, alimentos industrializados e açúcar. Outra fórmula para uma boa saúde é ter uma alimentação adequada e praticar exercícios físicos.
Sintomas do pH desequilibrado no organismo
Para saber se estamos com com o pH desequilibrado, basta observar sintomas bem comuns: muito cansaço, excesso de gases, azia e sensação de falta de apetite, podem ser indicadores da acidez. Insônia, enxaquecas, prisão de ventre, retenção de líquidos e mau hálito podem surgir também nessa situação.
“O estresse e má alimentação são fatores que deixam o pH mais ácido, logo devemos cuidar tanto da nossa alimentação como do nossa mente”, aconselha a especialista. Segundo ela, quando reduzimos o consumo dos alimentos ácidos, diminuímos a inflamação das células, aceleramos o metabolismo, fortalecemos nosso organismo e até a perda de peso se torna mais eficaz.
Alimentos que equilibram o pH no sangue
Vegetais de folhas verdes – Couve, acelga, alface, espinafre e rúcula são exemplos de vegetais de folhas verdes que alcalinizam o sangue e ainda agregam fibras, minerais e vitaminas a dieta.
Salsa – Além de ser alcalinizante, a salsa é um excelente diurético e desintoxicante.
Abacate – Tem dois tipos de gorduras em sua composição que são benéficas e ajudam a controlar os níveis de triglicérides e colesterol presentes no sangue, o que reduz o risco de doenças cardiovasculares.
Brócolis – Entre os muitos benefícios desse vegetal, está a presença abundante de vitamina B9, o ácido fólico, que contribui para a saúde cardiovascular, ajuda a controlar anemias, reduz os riscos de mal de Alzheimer e garante uma gravidez saudável.
Água de coco – Já é conhecida como um potente reidratante natural, e ainda é rica em cálcio, manganês, magnésio, cobre, ferro, vitaminas do complexo B (B1, B2 e B5), A e C, que fazem dela um eficiente antioxidante.