Pimentão verde: truques para evitar indisgestão ao consumir o alimento
Muito usado no preparo de saladas, refogados, molhos (como o vinagrete), risotos e moquecas, o pimentão verde é um tipo de vegetal bem nutritivo e saboroso, bastante utilizado na culinária brasileira. Mas você sabia que ele faz parte do grupo de alimentos indigestos – que são de difícil digestão e podem causar azia e flatulência? A boa notícia é que existem alguns truques para amenizar esse efeito que o pimentão verde tende a causar no sistema digestivo. Dá uma olhada!
Por que o pimentão verde é indigesto?
Por ser um tipo de pimentão menos maduro – passa por um processo menos longo de maturação, o que influencia na sua cor e sabor -, o pimentão verde é bem mais ácido que os demais, o que pode afetar quem sofre com gastrite ou problemas de indigestão. Já os pimentões vermelho e amarelo são mais doces e calóricos.
Como amenizar esse efeito de indigestão?
Caso você ame pimentão verde mas tenha problemas digestivos, aqui vai uma boa notícia: é possível amenizar (ou até eliminar por completo) esse efeito indigesto que o vegetal causa no aparato gastrointestinal. Antes de tudo, lembre-se de lavá-lo bem na torneira da cozinha – se possível, deixe-o de molho em uma água com vinagre por 15 minutos – para tentar eliminar possíveis inseticidas e sujeiras – e depois enxágue.
Remova a pele do pimentão
A principal dica para tornar o pimentão verde menos indigesto é remover a sua pele. Para isso, você pode usar um descascador, que facilita bastante o preparo, ou então espetá-lo com um garfo e deixá-lo por um tempo no fogo do fogão. Depois desse processo, a pele solta praticamente sozinha.
Tire as sementes e a parte branca
Após remover a pele do pimentão, você deve cortá-lo ao meio (no sentido do comprimento) e, então, tirar todas as sementes e a parte branca com uma faca. Essas partes do vegetal costumam ser mais ácidas e contêm substâncias que podem causar indigestão. Por isso, o ideal é que você sempre as remova, ok?
Prefira comer o alimento cozido ou assado
Outra dica importante para quem quer comer pimentão verde sem medo é cozinhá-lo bastante. Evite comê-lo cru e use a criatividade para incorporá-lo a diferentes preparos. Uma boa dica, por exemplo, é fazer receitas de pimentão recheado com carne moída, frango desfiado, queijos, diferentes vegetais e tem, é possível amenizar bastante o efeito de indigestão.