Polpa de maracujá: 4 formas de usar, do suco à mousse
A polpa de maracujá é uma saída prática e saborosa para você conseguir preparar diferentes pratos com a fruta. Por ser congelada, ela preserva os nutrientes e dura mais tempo que a fruta in natura. Assim, pode ser a base de receitas que vão além do tradicional suco de maracujá sempre que você desejar. Outra vantagem é que os benefícios do maracujá para o organismo são variados e mantê-lo na dieta de várias formas ajuda na manutenção da saúde. Quer saber como fazer isso? Confira, aqui embaixo, cinco formas de usar a polpa de maracujá no seu dia a dia!
Mousse de maracujá é uma sobremesa indicada para quem gosta de doce na medida
Fácil de fazer, a mousse de maracujá é uma sobremesa prática que tem uma versão mais saudável para quem quer evitar os ingredientes da receita tradicional. Saborosa, feita com o maracujá, ela também não fica muito doce, sendo uma opção para paladares que não se agradam de sobremesas muito doces. No preparo, você vai precisar da polpa, leite de coco, açúcar demerara e gelatina sem sabor. Veja como fazer:
- Dissolva um sachê de gelatina sem sabor de acordo com as instruções do fabricante;
- Coloque dois pacotes de polpa de maracujá, 200ml de leite de coco, 1/2 xícara de açúcar demerara e a gelatina dissolvida no liquidificador;
- Bata por 5 minutos, até conseguir uma mistura homogênea;
- Passe a mistura para uma tigela grande ou distribua em refratários individuais e leve à geladeira até pegar consistência.
Suco de maracujá é fácil de fazer e pode ser a base de picolés saudáveis
Uma das principais formas de usar a polpa congelada é no preparo de bebidas como o suco de maracujá. O preparo, aqui, é bem simples: basta bater os sachês com água no liquidificador e adoçar a gosto. A partir desse resultado, você pode preparar picolés ou sacolés saudáveis: basta distribuir nas formas ou saquinhos e congelar. Nesse caso, você também pode bater as polpas com leite para incrementar o sabor final das sobremesas.
Bolo de maracujá integral é boa pedida para o lanche da tarde
A polpa congelada também pode te ajudar na hora de preparar um bolo de maracujá prático e nutritivo para o lanche da tarde. Para conseguir um resultado saudável, os outros ingredientes inclusos na receita são 4 ovos orgânicos, 1 xícara de óleo vegetal da sua preferência, 2 xícaras de açúcar demerara, 1 xícara de aveia em flocos, 2 xícaras de farinha integral e 1 colher de sopa fermento. Confira o passo a passo aqui embaixo:
- Deixe 1 pacote da polpa de maracujá descongelar antes do preparo;
- Misture os ovos e o óleo primeiro em uma travessa, adicione a polpa e o açúcar e continue batendo;
- Depois disso, coloque a aveia em flocos e a farinha integral e misture até conseguir uma massa homogênea;
- Por fim, adicione o fermento e misture levemente, incorporando à massa;
- Em uma forma untada e enfarinhada, leve a massa ao forno preaquecido a 180° por 30 minutos ou até o meio estar completamente assado.
Pudim de maracujá é uma ótima opção de sobremesa sem lactose
Precisa de uma sobremesa que, além de saudável, seja sem lactose? O pudim de maracujá pode ser uma opção neste caso. A receita adaptada para intolerantes também pode ser uma opção para outras dietas e conta com a polpa de maracujá, gelatina sem sabor, açúcar demerara, água e amido de milho. Descubra como preparar:
- Misture, em uma panela, 2 sachês de polpa de maracujá descongelada; 2 xícaras de chá de açúcar demerara, 2 xícaras de chá de água, 1 pacote de gelatina sem sabor e ½ xícara de amido de milho;
- Leve ao fogo médio e mexa até reduzir e chegar ao ponto cremoso;
- Se quiser consumir rápido, leve a mistura ainda quente ao liquidificador em velocidade alta e adicione 10 pedras de gelo, uma a uma, até o creme esfriar e, depois disso, passe para uma forma e leve à geladeira;
- Caso contrário, basta passar a mistura ainda quente para uma forma com furo central e levar ao freezer até pegar consistência.