Qual a diferença entre fruta e polpa de fruta? Veja como usar polpa congelada
A polpa de fruta congelada é uma opção bem prática de garantir o preparo de diferentes tipos de alimentos de forma saudável. Mesmo que seja muito popular em sucos, seus sabores variados garantem a preservação dos benefícios das frutas em questão em picolés, iogurtes e, até mesmo, em algumas sobremesas que levariam a fruta in natura. Porém, além da praticidade, o que a fruta e a polpa de fruta congelada têm de diferente? Descubra aqui embaixo e veja, também, como usar a polpa no dia a dia.
Qual a diferença entre fruta e polpa de fruta?
A principal diferença entre a fruta e a polpa congelada é, basicamente, o tempo de conservação. Para que a polpa seja produzida, as partes comestíveis da fruta são esmagadas e, depois, congeladas. Assim, ela pode ser usada por mais tempo sem estragar e com seus nutrientes preservados.
Polpas de frutas: sabores variados de sucos podem ser preparados com elas
O suco de polpa de fruta congelada é uma das bebidas mais populares a serem preparadas com elas. O passo a passo é bem simples: basta bater a polpa de sua preferência com água e acrescentar ou não açúcar de acordo com a sua rotina alimentar. Dependendo do seu gosto, ainda é possível misturar sabores de polpa e preparar sucos diferentes, como o de frutas vermelhas com maracujá, por exemplo.
O iogurte natural também pode ser saborizado com a polpa de fruta congelada
Se você tem um pouco mais de tempo, a receita de iogurte natural batido com polpa de frutas também pode ser uma ótima forma de variar o consumo desse alimento no seu dia a dia. O passo a passo envolve a polpa de sua preferência, leite, açúcar mascavo e iogurte natural, e leva algumas etapas a mais do que o suco para ficar pronto, mas também rende bastante.
Depois dos sucos, picolés também podem ser mais saudáveis com a polpa de fruta
Nos dias de calor, a polpa de fruta também pode ajudar na sensação de refrescância: basta preparar picolés ou sacolés com o suco feito com elas e aproveitar. Aqui, a vantagem é que eles ficam bem mais saudáveis do que picolés industrializados e sacolés feitos com sucos de pó ou sucos concentrados que têm açúcar, aditivos químicos e conservantes. Para preparar, você só vai precisar colocar o suco feito previamente nas forminhas de picolé ou em saquinhos e congelar.
Em algumas dietas, a polpa de fruta pode entrar na sobremesa
Além de sucos, picolés e iogurtes, a polpa de frutas congelada também pode ser usada como base para o preparo de mousses e sorvetes caseiros. Nos dois casos, é necessário acrescentar ingredientes como leite condensado e creme de leite. Ou seja: antes de fazer, descubra se eles são ou não permitidos na sua rotina alimentar – se preciso, vale a pena checar com um nutricionista para descobrir a quantidade que não vai afetar a sua saúde.
Para o sorvete, é necessário bater as polpas de sua preferência com uma lata de leite condensado e congelar. Depois disso, a mistura volta ao liquidificador com 1/2 caixa de creme de leite e duas colheres de leite em pó para ficar cremoso, e é congelada novamente – dessa vez, até ficar no ponto ideal de consumo.
O preparo da mousse é mais simples: basta bater as polpas desejadas no liquidificador com uma lata de leite condensado, uma caixa de creme de leite e gelatina incolor (já preparada) até conseguir uma mistura homogênea. Depois disso é só levar à geladeira até endurecer.